No subsolo de Cuiabá, por trás das torneiras que recebem água tratada e dos sistemas que coletam e tratam o esgoto, existe um esforço diário, essencial e silencioso. É o trabalho de mais de 600 profissionais, da Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, que garante que o saneamento cuiabano aconteça — um serviço que não para. Entre esses profissionais, dois nomes carregam décadas de dedicação: Ari Martins dos Santos e Edson Gonçalves Silva Souza. Juntos, somamos mais de 50 anos de contribuição.
Aos 59 anos, Ari é memória viva da evolução do saneamento na capital mato-grossense. São três décadas dedicadas à manutenção de redes e adutoras de água. Ele viu de perto as transformações da cidade e do setor. “Quando comecei em 1995, enxerguei nesse trabalho uma oportunidade de crescer. Na época com menos recursos, hoje com mais tecnologia, acompanhei de perto todo o saneamento evoluir”.
Encarregado da manutenção do sistema de abastecimento de água, seus dias começam cedo e terminam tarde, e mesmo com tantos anos de estrada, o entusiasmo ainda é o mesmo e carrega consigo o senso de propósito de quem entende que levar água a uma casa é levar mais qualidade de vida. “Não há dinheiro no mundo que pague isso”, afirma realizada. "O saneamento é muito valoroso e é pra sempre. É um serviço que salva vidas todos os dias."
Já Edson, mais conhecido como ‘Sapatinho’, de 43 anos, herdou do pai a mesma paixão pela área. O que torna essa história ainda mais especial é que, anos atrás, Ari foi colega de profissão do pai de Sapatinho. Coincidência que ilustra como o saneamento vai além do técnico, é também feito de laços humanos e histórias que se entrelaçaram ao longo do tempo.
Com orgulho, Sapatinho relembra os ensinamentos que recebeu do pai, que dedicou 35 anos a profissão. "Lembro de como ele me ensinou a medir a vazão da água, por uma técnica chamada de pitometria. Era um processo demorado, levava horas! Hoje, com a tecnologia, fazemos em minutos. Mas, no fundo, o valor do trabalho permanece o mesmo".
Atualmente Sapatinho é supervisor operacional e lidera uma equipe de 15 técnicos que atua diretamente na manutenção e melhoria dos sistemas de distribuição de água. "Sou um dos responsáveis por garantir que a água chegue às casas das pessoas. Se algo der errado, somos os primeiros a agir para restaurar o serviço", explica.
Fundamentos ao reconhecimento que faz de Cuiabá referência no setor no país, segundo o Instituto Trata Brasil, no fim das contas, o que move esses profissionais é o mesmo sentimento. “Proporcionar qualidade de vida às pessoas”, resume Ari.
"Neste 1º de maio, celebramos os verdadeiros heróis que muitas vezes passam despercebidos pela sociedade. Eles trabalham incansavelmente, 24 horas por dia, para garantir o funcionamento de um serviço tão essencial como o saneamento. Com técnica, dedicação e paixão, são eles, pilares fundamentais que garantem mais saúde e qualidade de vida para as famílias cuiabanas", ressalta Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá.