13 de Dezembro de 2019,

Economia

A | A

Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 05h:00 | Atualizado:

MT comemora escolha de Neri Geller na Agricultura

O atual secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o comando da pasta e a posse ocorre, hoje, em Brasília. O gaúcho radicado em Mato Grosso é o primeiro representante do Estado a ocupar o cargo. Mato Grosso, por três anos consecutivos, é o maior produtor de grãos do país e participa com cerca de 9% da oferta mundial de soja. 

Geller foi indicado para assumir a vaga do ministro Antônio Andrade, que sairá da pasta para concorrer a um novo mandato durante as eleições de 2014. 

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Carlos Fávaro, a união e o amadurecimento das forças políticas do setor, o papel do senador Blairo Maggi e o próprio desempenho de Geller como secretário de Política Agrícola foram fundamentais para que ocorresse esse convite. “Sabemos que o compromisso só aumenta como Ministro da Agricultura, mas por Neri ser um agricultor nato e competente, não precisaremos convencê-lo dos problemas que o setor enfrenta”, comemorou Fávaro. 

Em nota, o Sistema Famato disse “sentir orgulho em saber que o produtor rural de Mato Grosso será o novo ministro da Agricultura. A entidade parabeniza a escolha feita pela presidente da República, Dilma Rousseff. Mato Grosso é referência na produção de alimentos, na representatividade de classe e agora está legitimando sua importância em âmbito nacional”. 

O presidente do Sistema, Rio Prado, endossou as palavras de Fávaro: “O Neri Geller é produtor rural em Mato Grosso e conhece bem a realidade do setor produtivo”. Ainda como celebra Prado, a escolha dele pela presidente Dilma é um reconhecimento importante para os produtores. “Tenho certeza de que Geller fará um grande trabalho frente ao ministério, assim como já vinha fazendo como Secretário de Política Agrícola”. 

PERFIL

O novo ministro nasceu no Rio Grande do Sul, em Selbach. É agricultor e empresário em Lucas do Rio Verde (MT). Foi vereador duas vezes no município em 1996 e 2000, eleito deputado federal, em 2007, reelegendo-se em 2011. Em 2013, licenciou-se para assumir a Secretaria de Política Agrícola. Nesse ano também tornou-se membro do Conselho Administrativo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS