Os preços altos dos produtos fizeram os cuiabanos repensarem nos valores dos presentes neste ano. Nesta quarta-feira (22), o Centro da capital estava movimentado e as pessoas procuravam presentes para os familiares e amigos.
De acordo com uma pesquisa divulgada, no dia 16 deste mês, pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MT), mostrou que neste final de ano os mato-grossenses estão mais dispostos a gastar.
De acordo com o levantamento, 68% dos 333 entrevistados disseram que iriam gastar em dezembro, mas os altos preços fizeram com que as pessoas repensassem nos valores dos presentes.
A estudante Letícia Góbbi contou que neste ano já comprou alguns presentes e ainda tem muitos eventos que vai participar. “Este ano estou comprando mais. Preciso comprar porque é amigo oculto, aniversário, então sempre nessa época do ano eu gasto mais. Compro mesmo porque há essa necessidade”, contou.
A dona de casa Elisangela Oliveira disse que por causa da pandemia, vai gastar menos neste ano. “Não estou gastando nada. A pandemia fez com que a gente tivesse um pouco de dívidas. Então com a chegada do décimo terceiro salário, paguei o que já estava devendo”, disse.
Nos shoppings de Cuiabá, o movimento também é intenso nessa época do ano. A empresária Raquel Menezes é proprietária de uma loja de roupas e relatou que as vendas no estabelecimento tem surpreendido a todos.
“Para ser sincera, superou a nossa expectativa porque a gente fez uma média para vender um pouco mais. Os números superaram muito e grande parte das pessoas que compram estão presenteando”, contou.
A professora Zenilde Santiago contou que foi ao shopping comprar presentes para os netos e, que neste ano, as coisas estão mais caras. “Este ano as coisas ficaram mais caras, mas como os meus presentes são para crianças a gente já compra aquilo que é certo”, disse.