Até a próxima sexta-feira (28.03), os olhos do agronegócio mundial estarão voltados para o município de Lucas do Rio Verde. A cidade recebe o Show Safra BR 163, considerado uma grande vitrine para o setor, expondo o que há de mais moderno em tecnologia rural.
O evento que é uma iniciativa da Fundação Rio Verde, chega a sua 12ª edição com uma estrutura ampla, reunindo 122 expositores, num espaço de 35 quilômetros quadrados e previsão de público para 2014 de mais de 20 mil visitantes.
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), está expondo no evento, com informativos e cartilhas sobre os programas oferecidos pelo Governo do Estado através da Sicme-MT. O superintendente de Comércio, Wilson Pereira, também está presente para esclarecer as dúvidas voltadas às linhas e de financiamento e ao programa de incentivo fiscal. “Nosso papel é orientar da melhor forma possível os empreendedores que queiram vir para o Estado ou expandir seu negócio.”
O secretário da Sicme-MT, Alan Zanatta, ressalta que atualmente a feira já esta inserida no calendário nacional de eventos das principais empresas de agronegócio. “O Show Safra BR 163 se estabelece como importante fórum de discussão das questões técnicas, políticas, econômicas e sociais relativas ao agronegócio e ao desenvolvimento regional.”
Para o presidente da Fundação Rio Verde, Jocí Piccini, o evento já apresenta os resultados esperados. “Os produtores estão aqui e vieram dos mais diversos locais. Temos visitantes de outros países, como os Estados Unidos, para os quais o Show Safra BR 163 serviu de referência em tecnologia e apresentou as características da agricultura mato-grossense. É um trabalho que começa a ultrapassar as fronteiras internacionais, levando nossa tecnologia e métodos de cultivo.”
Nos três dias de realização o Safra Show BR 163 disponibiliza giros tecnológicos, ciclos de palestras, mesas redondas, demonstrações de máquinas, veículos, produtos e serviços. Na edição de 2014 a plataforma de parceiros esta mais ampla e eclética que 2013, com reforço das ações direcionadas a agricultura familiar, a agro-industrialização e aos empreendedores dos diversos segmentos ligados. A previsão é que neste ano o volume de comercialização atinja mais de R$ 40 milhões.