Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 12h:00 | Atualizado:
CALOTE NO ALUGUEL
Este é pelo menos o segundo estabelecimento comercial que não estaria pagando o “aluguel” mesmo com shopping de portas fechadas
Os investidores e representantes jurídicos do Shopping Estação Cuiabá, que será inaugurado no dia 23 de outubro na Capital, querem despejar uma unidade do Subway – conhecida franquia dos Estados Unidos, especializada na comercialização de lanches. De acordo com o empreendimento, a unidade de fast food teria uma dívida de R$ 146.387,98 mil relativos atrasos no pagamento de aluguel.
Os valores não estariam sendo pagos desde abril de 2016. Os representantes do Shopping Estação Cuiabá - Royal Brasil Administração Empreendimentos e Participações, Cuiabá Plaza Shopping Empreendimentos Imobiliários e Participações, Consórcio Empreendedor do Shopping Estação Cuiabá e BR Malls Administração e Comercialização -, entraram com uma ação de despejo na Justiça Estadual.
Em decisão do dia 28 de agosto, a juíza da 6ª Vara Cível, Tatiane Colombo, determinou o cumprimento de um “mandado de constatação” para verificar se a unidade do Subway, cuja razão social é Augusto e Rocha Ltda – EPP, teria mesmo “abandonado” o imóvel, como alegam os representantes do Shopping Estação Cuiabá. Na mesma decisão, a magistrada deu 15 dias para o Subway pagar o débito ou depositar 10% da dívida atualizada, incluindo multas, em caso de realmente ter perdido o interesse no negócio. “Se for requerida a purgação, desde logo defiro o prazo de 05 dias, contados do protocolo da petição, para o locatário depositar o principal, multas previstas no contrato, juros de mora, correção monetária, custas e honorários advocatícios de 10% do valor do debito atualizado”, diz trecho da decisão.
Não satisfeitos com a decisão, os representantes do Shopping Estação Cuiabá ajuizaram um recurso (agravo de instrumento) pedindo o despejo imediato da unidade do Subway. Como trata-se de uma medida contra uma decisão de uma juiza de primeira instância, Tatiane Colombo, o recurso foi julgado pelo desembargador da Terceira Câmara de Direito Privado, Carlos Alberto Alves da Rocha.
Em decisão do último dia 1º de outubro, o desembargador também negou o despejo explicando que os representantes do Shopping Estação Cuiabá não provaram que a unidade do Subway abandou o imóvel, e que o fato poderá ser comprovado, ou não, após a execução do mandado de constatação determinado pela juíza Tatiane Colombo. “Da análise dos autos, não restou evidenciada a plausibilidade do direito, considerando que os Agravantes não colacionaram nenhum elemento de prova que a Agravada tenha abandonado o imóvel, o que será verificado pelo mandado de constatação determinado pelo Juízo de 1º Grau”, explicou o desembargador.
2º CASO
Este é pelo menos o segundo caso em que o Shopping Estação Cuiabá tenta despejar um estabelecimento comercial mesmo antes de sua inauguração. No dia 12 de setembro de 2018, a juíza da 11ª Vara Cível da Comarca da Capital, Olinda de Quadros Altomare Castrillon, negou em decisão liminar (provisória) a rescisão contratual contra uma loja de roupas.
Na decisão, a juíza explicou que o contrato entre o shopping e a loja previa o início do pagamento de aluguel, no valor de R$ 6.850,00, só após a inauguração do empreendimento, conforme trecho transcrito abaixo da decisão. “A cláusula 06 do Instrumento Particular de Contrato de Locação e Outras Avenças de Loja de Uso Comercial do Shopping Estação Cuiabá prevê que a locação teria duração de 60 meses, com o início previsto para a partir da inauguração do shopping. Assim, não há como se determinar o despejo dos requeridos, uma vez que não resta configurada a mora da parte autora, diante da ausência de início da relação locatícia, bem como inexiste comprovação de abandono do imóvel em discussão nos autos”.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a rede Subway informou que a empresa a ser despejada do novo shopping pertence a um antigo franqueado, que encerrou as atividades em novembro de 2017. A loja que será inaugurada no novo shopping está regular com seus compromissos junto a administração.
Veja a íntegra da nota:
A Subway, maior rede de restaurantes do mundo, informa que a sua franquia a ser inaugurada no Shopping Estação Cuiabá está em dia com seus débitos, não deve à administração do e nem corre risco de despejo. Na Ação de Despejo mencionada na matéria consta o CNPJ de um antigo franqueado da Subway com operação encerrada em novembro de 2017, que segue operando com o mesmo CNPJ em uma outra rede de restaurantes. A Subway está tomando as medidas necessárias para impedir a vinculação indevida da marca. Os representantes do Shopping Estação Cuiabá estão colaborando na resolução do caso.
ELEITOR 2018
Sábado, 13 de Outubro de 2018, 09h47Karin Daiane
Sábado, 13 de Outubro de 2018, 09h28Raimundo
Sábado, 13 de Outubro de 2018, 08h00Consumidor
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 23h12Fernando Vrech
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 22h27Fernando Vrech
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 22h27Macumbeiro de Sucesso
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 21h41Am?rica
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 18h04Zion
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 12h41Devair Valim de melo
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 12h32Julio Cesarj
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2018, 12h16