Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, daqui a exatos 28 dias, a Arena Corinthians pode ser novamente interditada parcialmente. A informação foi revelada nesta quinta-feira por Roberto Ribeiro Pinto, um dos procuradores do Ministério Público do Trabalho que realizaram a última vistoria no novo estádio alvinegro nesta manhã.
De acordo com ele, a Arena Corinthians segue apresentando irregularidades nas arquibancadas provisórias e pode ser interditada parcialmente mesmo após a entrega à Fifa, depois do duelo entre Corinthians x Figueirense, neste domingo, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O jogo entre paulistas e catarinenses, entretanto, não corre nenhum risco de ser cancelado, já que as arquibancadas provisórias não serão utilizadas.
“Um mês atrás, o Ministério do Trabalho veio à Arena inspecionar e constatou irregularidades nas arquibancadas provisórias. Passado um mês, os peritos verificaram que as irregularidades persistem”, declarou Pinto.
O estádio alvinegro já havia sido parcialmente interditado há pouco menos de dois meses, depois da morte do ajudante geral Faio Hamilton Cruz, que sofreu acidente fatal nas obras da Arena Corinthians. O operário participava da instalação de uma das arquibancadas provisórias.
Segundo o MPT, as principais irregularidades, além do número de horas trabalhadas, relacionam-se com a movimentação de cargas, que precisaria ser feita com isolamento dos operários, algo que não vem acontecendo. “Algumas questões foram observadas e conversamos diretamente com o Andrés (Sánchez). Isso será encaminhado ao Ministério do Trabalha e do Emprego e vamos seguir nosso procedimento de rotina”, afirmou Luiz Antônio Camargo, procurador geral do trabalho.
Uma nova inspeção será realizada pelo Ministério Público do Trabalho daqui a 15 dias e, caso não haja evoluções satisfatórias, o estádio que receberá a abertura da Copa do Mundo poderá ter as arquibancadas norte e sul interditadas parcialmente. Para que esta vistoria seja feita, porém, o MPT precisa da permissão da Fifa, que passará a “administrar” o estádio após o duelo entre Corinthians e Figueirense, neste domingo. Um credenciamento provisório - suficiente para a inspeção - já está sendo providenciado.