É grave o estado de saúde do ex-zagueiro Hilderaldo Luís Bellini, capitão no título da Copa do Mundo de 1958 pela Seleção Brasileira e que atuou por Vasco da Gama, São Paulo e Atlético-PR. Aos 83 anos, ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de São Paulo, entubado e com um quadro de parada cardíaca e apneia.
Bellini sofre há mais de 10 anos com o Mal de Alzheimer. No mês passado, após ficar hospitalizado por 60 dias, ele passou a receber acompanhamento médico em casa. O quadro da doença vem piorando gradativamente e, há cerca de três anos, o ex-zagueiro perdeu a fala.
O ex-atleta iniciou a carreira no Itapirense, de Itapira (SP), sua terra natal, e se tornou famoso no Vasco da Gama, onde chegou em 1952 e jogou até 1961. Bellini jogou depois por cinco anos no São Paulo e se aposentou no Atlético-PR, em 1969.
Pela Seleção Brasileira, além da Copa de 1958, conquistou também o Mundial de 1962 e duas edições da Copa Roca. A foto levantando a Taça Jules Rimet com as mãos sobre a cabeça é uma das marcas do futebol brasileiro, e passou a ser repetida por todo capitão em caso de título. O gesto virou estátua na entrada do Maracanã, que recebe muitas visitas de turistas.