Esporte Quinta-Feira, 19 de Maio de 2016, 09h:09 | Atualizado:

Quinta-Feira, 19 de Maio de 2016, 09h:09 | Atualizado:

Notícia

Grand Prix de Grappling será neste sábado em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A 2ª etapa do Mato Grosso Grand Prix de Lutas, estilo Grappling, ocorre neste sábado (21.05), a partir das 18h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo da Arena Pantanal, em Cuiabá. Com o objetivo de ser uma competição rápida, que atraia público e encontre os lutadores versados nos mais variados tipos de lutas, pois passa por fases de Jiu-jitsu, Grappling, Mixed Martial Arts (MMA) e Luta Olímpica (Wrestling). E as inscrições ainda estão abertas.

O Grappling é uma forma de luta que combina técnicas oriundas de diferentes esportes como Luta Livre, Sambo, Judô, Freestyle Wrestling, Sumô e Aiquidô. E, segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco José Pessoa Fernandes, consiste em derrubar e controlar o oponente no chão e finalizá-lo usando chaves nas articulações e estrangulamentos. E um dos esportes de luta mais seguros para a prática.

“O Grappling, de todos os estilos de luta livre modernas, é o mais próximo da luta grega antiga, que era adotada nos antigos Jogos Olímpicos. Nela se usam shorts e camisetas de compressão, chamadas de rashguards e, pela peculiaridade do ensino de neutralizar o adversário sem feri-lo, é utilizada em muitos países para treinamento militar, auto-defesa e também por forças policiais”, explica Chicão, o presidente da FMTJJLA.

Para o coordenador técnico do certame, Francisco Fernandes Junior, essa será a competição que permitirá o confronto de atletas de diversos tipos de artes marciais. Segundo ele, por meio do Mato Grosso GP de Lutas, se saberá qual o lutador mais completo. “Vamos descobrir quais os nossos verdadeiros gladiadores gregos”. E com isso acompanhar com atenção e apoio, na medida do alcance da federação, que pretende futuramente tornar a disputa televisionada.

“Os atletas que participarem de todas as fases do Grand Prix vão passar por vários tipos de combate corpo a corpo. Com os resultados gerando pontos e classificando-os num ranking estadual. Que definirá, ao final do campeonato, quais os lutadores com mais pontos. Ou seja, quais se adaptaram melhor aos diferentes estilos e conquistaram mais resultados. Poderemos até chamá-los de gladiadores”, brinca o idealizador do GP, Chiquinho. 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet