O sucesso do jogo-teste entre Mixto e Santos na Arena Pantanal, nessa quarta-feira (02.04), só foi possível com a integração entre secretarias estaduais, instituições, empresariado e voluntários. A avaliação é do secretário-extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães. “É um trabalho mais do que da Secopa (Secretaria-Extraordinária da Copa do Mundo), é um trabalho de governo, tem toda uma equipe de governo muito comprometida com a realização deste evento e com a realização da Copa do Mundo. Isso é muito importante para que a gente tenha sucesso. Não é o trabalho de um secretário, de uma secretaria, é a operação de um governo, que está consolidado, mostrando que está preparado para receber grandes eventos”.
Determinado, Maurício Guimarães chegou cedo ao estádio para comandar a execução do planejamento de logística preparado pela Secopa e parceiros, como as secretarias de Saúde e Segurança. A equipe aproveitou o jogo-teste para avaliar o funcionamento da Arena Pantanal e detectar falhar pontuais. “Este é o primeiro teste. Outros virão e nós estamos demonstrando para nós mesmos, para o Brasil e para o Mundo que somos competentes, que aqui no Centro-Oeste e no interior do Brasil também sabemos fazer grandes eventos”.
O secretário destaca o trabalho coeso nas áreas de mobilidade urbana, segurança, com 800 policiais militares, e saúde, que contou com 90 pessoas, incluindo Corpo de Bombeiros e 40 médicos do Samu e da Fifa. “Está todo mundo focado na sua missão institucional, mas de forma coesa, quem ganha com o trabalho integrado do governo é a população”.
Maurício Guimarães observa que o teste foi importante para recolher dados visando à melhoria da funcionalidade da Arena Pantanal. Ele explicou que não foram encontradas nos últimos 15 dias para comprar em lojas de Cuiabá todas as lixeiras necessárias. Também falta ligar 50% da iluminação externa, que abrange parte de um estacionamento a ser disponibilizado na próxima partida. Não houve tumulto com o atraso na abertura dos portões devido à demora na entrega dos validadores de ingressos pela empresa responsável. “É para isso que serve evento-teste. Todas as falhas que constatamos serão corrigidas até a próxima partida”, garante o secretário.
Em 26 de abril, o Luverdense, de Lucas do Rio Verde (MT), enfrenta o Vasco da Gama (RJ) em jogo válido pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro. “Até este evento, as obras na Arena Pantanal estarão totalmente concluídas”, diz Maurício Guimarães. Para a próxima partida a capacidade do estádio sobe de 20 mil para 43 mil pessoas com a instalação das cadeiras na parte superior.