O treinamento presencial dos 14 mil voluntários que vão atuar na Copa do Mundo de 2014 começou neste sábado (17) nas 12 cidades que vão sediar o Mundial no Brasil. Em Cuiabá, aproximadamente 600 pessoas participaram da capacitação dentro da Arena Pantanal, local onde serão disputados quatro jogos no próximo mês. Os participantes já passaram por treinamento via internet.
“O treinamento que eles estão passando pra gente é um pouco profissional, sobre como lidar com pessoas, coisa que nós vamos levar pra vida mesmo”, disse a arquiteta Ana Cláudia Coelho, uma das voluntárias. Ela conta que se inscreveu para o programa para poder conhecer novas pessoas e aperfeiçoar inglês.
Os voluntários assistiram a palestras sobre o programa de voluntários e sobre como será o trabalho deles. As informações eram repassadas por representantes da Fifa e também por meio de um telão.
E os estrangeiros também fazem parte do time dos voluntários. É o caso de Cristian Labra, um chileno que está no Brasil há cinco anos. A seleção do país dele é a que vai abrir os jogos aqui na capital mato-grossense, em um duelo contra a Austrália, no dia 13 de junho.
“Eles não jogam aquele futebol como o Brasil, mas eles vão fazer o melhor possível e vão trazer a maior torcida de todas as Copas. Eles estão vindo de caravanas, em milhares de carros, motos, ônibus”, declarou o analista de sistema.
Os outros três jogos em Cuiabá durante a Copa do Mundo serão Rússia e Coréia do Sul no dia 17, Nigéria e Bósnia no dia 21 e, no dia 24 de junho, jogam Japão e Colômbia.