Mundo Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 10h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 10h:00 | Atualizado:

8 DE JANEIRO

Acusado de furtar bola de Neymar é condenado a 17 anos de prisão

 

CORREIO24 HORAS

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

BOLA AUTOGRAFADA NEYMAR.jpg

 

Nelson Ribeiro Fonseca Júnior, acusado de furtar uma bola autografada pelo jogador Neymar do museu da Câmara dos Deputados, no dia 8 de janeiro de 2023, foi condenado nesta segunda-feira (30). O Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou a 17 anos de prisão pelo ato. 

Além de cumprir a pena de prisão, Nelson vai pagar cerca de R$ 30 milhões pelos danos causados em decorrência da depredação. A condenação recebeu a maioria dos votos da Primeira Turma da Corte, sendo eles do relator, Alexandre de Moraes,  e dos ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia. Cristiano Zanin votou pela condenação em 15 anos e Luiz Fux aplicou pena de cinco anos e seis meses de reclusão.

O julgamento ocorreu no plenário virtual do colegiado e foi finalizado nesta segunda-feira (30). A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que o réu invadiu o Congresso Nacional e furtou uma bola autografada pelo jogador Neymar Jr. A condenação envolve os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, associação criminosa e furto qualificado.

Defesa

No dia 28 de janeiro de 2023, o acusado se apresentou à Policia Federal em Sorocaba (SP) e devolveu a bola. Em depoimento aos policiais, Nelson disse que encontrou a bola no chão, fora do recipiente de proteção, e que pegou o objeto para "protegê-lo e devolvê-lo posteriormente".

No STF, a defesa de Nelson Ribeiro defendeu a absolvição do acusado. De acordo com os advogados, não houve ampla defesa e contraditório durante a tramitação do processo. Além disso, a defesa afirmou que a Corte não tem competência legal para julgar o caso.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 17h05
  • só gostria de pedir desculpas por sempre me referir a apenas vandalos no 8 de janeiro. Não sabia que havia ladrão tambem nesse meio. Mas enfim, creio que ele nao fez por mal por ser fã do neymar jr. talvez. Grato
    1
    0



  • Flavinha - cpa 3

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 16h59
  • Ladrões mereceriam pena de morte! Ninguem merece ter suas coisas furtadas seja la por quem for!
    1
    0



  • Carlos Nunes

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 15h26
  • Pois é, um crime INSIGNIFICANTE...Uma pena astronômica. 17 anos de prisão por causa de uma bola? Perguntaram pro NEYMAR o que ele achou disso? A Imprensa revelou outro dia que um estrupador de criança pegou 8 anos de pena. PLACAR: Bola 17 X 8 por molestar criança. A criança perdeu pra bola do NEYMAR. Que país é esse onde uma bola é mais importante que criança? Támos perdidos nem sabemos disso?
    1
    2



  • Paulo Roberto Ferreira

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 10h48
  • Por favor, tenham vergonha e façam um título realmente informativo para a reportagem. A bola assinada por Neymar é apenas um detalhe, o crime que gerou a condenação é tentativa de golpe de Estado!
    3
    1



  • nero

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 10h18
  • È o fundo do posso ! - STF completamente perdido, estrupador e assassino não pega essa cadeia aí.
    2
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet