Americanos que estão totalmente vacinados contra a Covid-19 não precisam mais usar máscaras ao ar livre se estiverem andando, correndo, fazendo caminhadas ou andando de bicicleta sozinhos, com membros de sua família ou se participarem de pequenas reuniões ao ar livre, anunciaram autoridades federais de saúde nesta terça-feira.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o presidente Joe Biden anunciaram a recomendação atualizada nesta terça-feira, associando a notícia à campanha do governo com o objetivo de vacinar a maioria dos adultos norte-americanos até o verão.
Mas os CDC estão mantendo recomendações sobre outras medidas de segurança, orientando que os adultos vacinados devem continuar usando máscaras e ficando a dois metros de distância em grandes espaços públicos, como apresentações ao ar livre ou eventos esportivos, shoppings internos e cinemas, onde a vacinação e o estado de saúde de outras pessoas seriam desconhecidos.
Os vacinados devem, ainda, evitar reuniões médias e grandes, multidões e espaços mal ventilados, disseram as autoridades.
— Eu dou boas-vindas a diretrizes menos restritivas sobre uso da máscara ao ar livre — disse Linsey Marr, cientista que estuda aerossóis da Virginia Tech. — Sabemos que a transmissão em ambientes externos é muito menos provável de ocorrer do que em ambientes internos, porque o vírus não pode se acumular no ar no exterior, ele se dilui rapidamente.
Mas as diretrizes dos CDC, que descrevem diferentes recomendações de uso de máscara para uma variedade de cenários, parecem excessivamente complexas, avalia a cientista.
— Eu não consigo me lembrar disso tudo. Eu teria que carregar uma folha de papel com todas essas estipulações diferentes. Me preocupo que isso não seja tão útil quanto poderia ser — afirmou Marr.
Uso de máscara nos EUA
As orientações sobre uso de máscara têm sido uma colcha de retalhos de estado para estado nos Estados Unidos, apesar das evidências crescentes da proteção da máscara para os indivíduos que a utilizam e aqueles ao seu redor. Muitos estados já suspenderam as requisições que haviam estabelecido para atividades internas e externas. Outros, como Nova York, no entanto, mantiveram os requisitos de uso de máscara até mesmo para espaços ao ar livre, citando a ameaça de variantes potencialmente mais contagiosas.
Mas o ritmo das vacinações no país ajudou a influenciar a flexibilização desses limites. Até agora, cerca de 42% dos norte-americanos receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 e 29% receberam ambas as doses de imunizantes que requerem duas injeções.
As vacinas são altamente eficazes na prevenção de formas graves da Covid-19. As primeiras evidências também sugerem que as pessoas vacinadas podem ter uma probabilidade significativamente menor de transmitir o coronavírus, mas os riscos exatos ainda não são conhecidos.
Alguns especialistas também avaliaram que as novas diretrizes dos CDC podem ser confusas por estabelecer padrões diferentes para quem é vacinado e quem não é, embora seja impossível saber quem é quem.
— Não é como se você pudesse ir até alguém em público e dizer: "você não está usando máscara, você está vacinado?" — afirmou Monica Gandhi, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia, em San Francisco. — Aqueles que não foram vacinados rapidamente tirar a máscara ao ar livre porque ninguém pode verificar.