Mundo Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 22h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 22h:00 | Atualizado:

ACUSAÇÕES

Ato de Bolsonaro foi “fracasso” e ele “foge de debate”, diz Haddad

 

PODER360

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

HADDAD E BOLSONARO.jpg

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), dedicou a maior parte do seu discurso durante o lançamento do Plano Safra nesta 2ª feira (30.jun.2025) para criticar Jair Bolsonaro (PL). O chefe da equipe econômica disse que o ato realizado pelo ex-presidente no dia anterior em São Paulo foi um “fracasso”.

As falas de Haddad foram motivadas por uma publicação de Bolsonaro no X acusando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de fazer cortes no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

“Não posso deixar de mencionar o ataque que o senhor [Lula] sofreu do seu antecessor nas redes sociais, que talvez tenha acordado chateado pelo fracasso do evento na Paulista ontem”, disse o ministro ao presidente da República.

Cálculo do Poder360 mostra que Bolsonaro reuniu cerca de 16.400 pessoas no domingo (29.jun). Foi seu menor público registrado na avenida Paulista –aproximadamente 43.600 apoiadores a menos que a manifestação de 6 de abril de 2025.

Bolsonaro repostou durante a manhã uma postagem de deputado federal Filipe Barros (PL-PR). O texto dizia que “Lula e Haddad não têm vergonha de colocar a tesoura para trabalhar”.

Haddad voltou a afirmar que o ex-presidente “fugiu” dos debates nas eleições de 2018, ano em que ambos disputaram o Palácio do Planalto.

O petista deu declaração similar em audiência pública na Câmara dos Deputados em 11 de junho, quando disse que deputados do PL faziam “molecagem” por terem criticado o governo e deixado a sessão.

Leia o que disse Haddad:

em 30 de junho – “Sempre corre do debate. Desde 2018, estou esperando esse homem para fazer um debate com ele, e está sempre fugindo”;

em 11 de junho – “Em 2018, o Bolsonaro fugiu de todos os debates. Eu era candidato a presidente e estava no 2º turno e ele correu de debater comigo. Agora aparecem aí 2 deputados, fazem as perguntas e fogem dos debates”.

Bolsonaro foi vítima de facada em setembro daquele ano e se ausentou de debates eleitorais.

O ministro da Fazenda também comparou a ação contra Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) com a prisão de Lula em 2019. O ex-presidente é acusado de envolvimento em tentativa de golpe de Estado em 2022. Virou réu em 26 de março de 2025.

“O senhor [Lula] teve a dignidade de falar para todos nós que tínhamos o privilégio de ter acesso ao senhor, a pedir Justiça. Pedir para ser julgado com base nas provas que tinham sido apresentadas. Esse nem foi julgado ainda e já está pedindo perdão, pedindo anistia”, disse.

Haddad também criticou políticas econômicas do governo Bolsonaro. Mencionou o congelamento da tabela de isenção do Imposto de Renda e o crescimento do salário mínimo abaixo da inflação. Segundo ele, esse seria o “aumento de imposto mais cruel que o presidente pode fazer”.

O ministro é muito associado aos tributos mais altos nas redes sociais, especialmente pela oposição. O governo Lula lançou em maio de 2025 um decreto que elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Depois, uma medida provisória sobre outras taxas.

Haddad rebateu as críticas nesta 2ª feira (30.jun). “Qual a moral desse senhor [Bolsonaro] para falar de aumento de imposto?”, declarou em referência as políticas da gestão anterior e citando o projeto que aumenta a isenção do Imposto de Renda.

Ele também voltou a dizer que as suas medidas para as contas públicas trazem ajuste ao “andar de cima”. Como mostrou o Poder360, parte das ações afetam investimentos abaixo da alta renda. Ou seja, há impacto para a classe média.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Luís Aurélio

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 08h45
  • Para estes delinquentes e analfabetos do governo atual, se você colocar 20 milhões de pessoas na rua em uma manifestação, para eles, sempre será um fracasso. Para pessoas que não reconhecem seus próprios erros, vamos esperar o que? O Brasil está afundando e ainda tem gente que acha que não naufragará juntos. Quando há inflação, quando a economia para de girar, os investimentos param de entrar, onde o gasto é maior que o ganho, a falência é certa. Faz dias que o Brasil está em RJ (Recuperação judicial). Piorou quando temos um Ministro da Economia, que não entende nada de economia. Hadad não serve nem para administrar carrinho de pipoca em festa junina, quanto mais gerenciar a economia de uma nação. Mas para este governo o importante são "US CUMPANHERO" e não a capacidade.
    4
    1



  • João Gomes

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 08h24
  • O Ladrão de Joias e Golpista do Bozonaro está perdendo apoio, até os aliado dele como Mauro Mendes, estão saindo fora do Bozonaro, isto mostra que a PRISÃO do Bozonaro está chegando, agora só falta o "Bozo" inventar um problema de saúde e uma Internação Hospitalar para tentar fugir da PRISÃO.
    1
    4



  • nero

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 07h37
  • Vacilão, incompetente e vadio , bem PT !
    5
    3



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 07h35
  • Pois é, pode deixar...se tio Lula & tio HADDAD afundarem a Economia brasileira...a Culpa é do Bolsonaro, uai. Essa estória não cola mais. NINGUÉM acredita nela...e olha que até agora não nasceu uma pessoa chamada NINGUÉM. É melhor acreditar no tio TRUMP & sua Lei MAGNITSKY. Não brinquem com tio TRUMP...Ele não é de brincadeira. Enquanto isso, tio CARVAJAL tá fazendo Delações... Não é Delação igual do tio CID, onde a Revista VEJA descobriu que ELE MENTIU. Vem aí tio TRUMP mais a Lei MAGNITSKY mais a Delação do tio CARVAJAL. Aguardemos os próximos capítulos...vai ser melhor do que novela da Globo. Imperdíveis. Aonde o Bolsonaro vai, junta um Mar de Gente. Se candidata em 2026, ganha no primeiro turno. Essa turma péla de MEDO do Bolsonaro.
    8
    2



  • nero

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 07h34
  • Cara fraco de mais ! - Vacilão, imcopetente e vadio e boca de boquete !
    5
    2



  • Baba ovo do mito

    Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 00h27
  • A boiada desse fio de uma égua serve oara mandar pix pra ele, está precisando muito do seu dinheiro ele sustentar o filho no EUA e lá é muito caro patriotarios
    4
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet