Mundo Segunda-Feira, 08 de Maio de 2023, 20h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 08 de Maio de 2023, 20h:00 | Atualizado:

ATOS TERRORISTAS

Áudio revela numero 2 do Ministério da Saúde de Bolsonaro em trama golpista

 

CNN BRASIL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

coronel elcio franco.jpg

 

A CNN teve acesso a novas mensagens que integram o inquérito da Polícia Federal (PF) contra o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid.

As mensagens de áudio colocam um coronel do Exército, funcionário de confiança do governo Bolsonaro, ex-número 2 do Ministério da Saúde e assessor da Casa Civil, no centro da trama golpista.

O coronel Elcio Franco não só sabia, como deu sugestões de como mobilizar 1,5 mil homens para uma intentona golpista.

Élcio, em conversa com o ex-major, Ailton Barros, que está preso, relatou o temor do então comandante do Exército de ser responsabilizado por uma eventual tentativa de golpe.

Nos diálogos, fica evidente que Ailton e seu grupo pensaram até em suplantar a autoridade do então comandante Freire Gomes, usando o Batalhão de Operações Especiais do Exército.

A documentação faz parte do inquérito que embasa a prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. Também embasa a prisão de Ailton Barros, ex-major que circulava pela cúpula do Palácio do Planalto.

Ailton e o coronel Elcio vinham falando sobre golpe de Estado e sobre a resistência do comandante do Exército da ocasião, Freire Gomes, de aderir ao plano golpista.

Em um trecho, o coronel Elcio fala com Ailton:

“Olha, eu entendo o seguinte: é Virgílio. Essa enrolação vai continuar acontecendo” – Virgílio era um comandante de um batalhão importante do Exército.

Ele então começa a elucubrar sobre o que o comandante do Exército poderia dizer para se defender.

“O Freire não vai. Você não vai esperar dele que ele tome à frente nesse assunto, mas ele não pode impedir de receber a ordem. Ele vai dizer, morrer de pé junto, porque ele tá mostrando. Ele tá com medo das consequências, pô. Medo das consequências é o quê? Ele ter insuflado? Qual foi a sua assessoria? Ele tá indo pra pior hipótese. E qual, qual é a pior hipótese?”.

Elcio diz: “Ah, deu tudo errado, o presidente foi preso e ele tá sendo chamado a responder. Eu falei, ó, eu, durante o tempo todo [ininteligível] contra o presidente, pô, falei que não, não deveria fazer, que não deveria fazer, que não deveria fazer e pronto. Vai pro Tribunal de Nurenberg desse jeito. Depois que ele me deu a ordem por escrito, eu, comandante da Força, tive que cumprir. Essa é a defesa dele, entendeu? Então, sinceramente, é dessa forma que tem que ser visto”.

Em outro trecho, Ailton Barros diz a Franco: “[É preciso convencer] o general Pimentel. Esse alto comando de m… que não quer fazer as p…, é preciso convencer o comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia a prender o Alexandre de Moraes. Vamos organizar, desenvolver, instruir e equipar 1.500 homens”.





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 09 de Maio de 2023, 13h35
  • Pois é, tem que informar aos comentaristas "pedro mello e firmina" o seguinte: lá na França, um dos berços da Democracia, da Liberdade + Igualmente + Fraternidade...só porque tio Macron aumentou a idade da Aposentadoria de 62 anos pra 64 anos, quase houve uma Revolução Francesa. Milhões de franceses começaram invasões agressivas contra a medida do Governo. Muito mais agressiva que a do dia 8 de janeiro por aqui. E lá os manifestantes não foram chamados de antidemocráticos ou golpista. Lá a Democracia é forte e uma das características é a manifestação. Por aqui a Aposentadoria dos homens faz tempo tá na idade de 65 anos...ninguém reclamou. Experimenta chegar lá na França agora e propor 65 anos igual ao Brasil, pra ver o que acontece. O povo brasileiro é pacífico...a manifestação do 8 de Janeiro só assustou porque as autoridades daqui não estão acostumadas com manifestação agressivas, como é comum em outros países. O que é normal em outros países, como a França, aqui é anormal.
    1
    0



  • Filermina Almeida Silva

    Terça-Feira, 09 de Maio de 2023, 12h30
  • cruzes, morro de medo de golpistas e terroristas. Ainda bem que isso tudo passou e agora vivemos tempos de paz novamente. Deus é pai.
    0
    0



  • pedro mello

    Terça-Feira, 09 de Maio de 2023, 08h42
  • Carlos Nunes, a justiça Divina com certeza vai condenar 99,9% desses ditos "cidadão de bem". Quando o caboclo diz q é cidadão de bem já sei que boa coisa não é.
    2
    0



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 09 de Maio de 2023, 07h24
  • Pois é, Golpe? Que Golpe? O povo brasileiro é pacífico, ainda bem. Seria Golpe se fossem armados...táva todo mundo desarmado. Tinha 3 classes de manifestantes: 1) 99% era de cidadãos e cidadãs DE BEM. 2) tinha Os Exaltados - aqueles que não confiam mais na Justiça nem nos políticos nem no "sistema". Por que ficaram Exaltados? Teria que perguntar isso pra eles, uai. Uma parte do Brasil não acredita na Justiça da Terra faz tempo...só acredita na Justiça Divina que não falha. 3) havia Os Infiltrados. Vídeos que circularam no YouTube e depois foram retirados, mostraram isso. Anotei 2 deles. Num os manifestantes desconfiam de um sujeito com mochila, então o agarram, e ao vistoriar a mochila, encontram 2 bananas de dinamite. Onde será que esse cara pretendia estourar essa dinamite? Noutro vídeo, os manifestantes entram numas salas de um Órgão e deparam com os próprios Guardas do Órgão quebrando tudo. Ao questionar por que távam fazendo isso, os Guardas sacam as armas e colocam todo mundo pra fora, e continuaram a quebradeira. Por que esses vídeos do dia 8 foram retirados da Internet? Por que chegaram a colocar sigilo nas imagens? Tio Xandão errou feio. Antes de começar a prender um montão de gente, devia mandar examinar um montão de imagens do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Supremo, enfim de todos os Órgãos. Cada Órgão tem um montão de câmeras reveladoras do que cada manifestante fez ou não fez, bem como a identidade de cada um. Tio Xandão fez o contrário...primeiro prendeu, depois foi atrás das provas sobre cada um. O certo é: pra prender precisa primeiro das provas. Ou não? No país das Inversões de valores chamado Brasil, inverteram a Justiça: prende primeiro que depois a gente acha as provas. Aproveita e esconde as imagens, senão os advogados fazem a ampla defesa. Absurdo isso. Insegurança jurídica. Característica dos regimes autoritários comunistas.
    2
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet