Mundo Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 18h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 18h:00 | Atualizado:

FAZ O L

Brasil sobe 8 posições no ranking da felicidade da ONU

EUA nunca foram tão infelizes e Finlândia é líder

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

brasil-felicidade

 

O Brasil saltou oito posições no ranking da felicidade, publicado anualmente pela ONU, e ocupa em 2025 a 36ª posição. A Finlândia lidera a lista pela oitava vez consecutiva. Já os Estados Unidos estão no 24º lugar, à frente do Brasil — mas amargam a pior posição no ranking desde que ele foi criado em 2012.

O documento, publicado nesta quarta (19) pela Organização das Nações Unidas em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford, no Reino Unido, leva em conta seis fatores-chave principais para fazer a lista: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção.

Em relação a 2024, o Brasil superou o Chile (que caiu de 38º para 45º) para se tornar o segundo país sul-americano mais bem colocado, atrás apenas do Uruguai (29º). A Argentina também aparece antes dos chilenos, em 42º lugar.

Como de costume, os países nórdicos dominam as primeiras posições: a Finlândia é seguida de Dinamarca, Islândia e Suécia no topo do ranking. A Holanda é a quinta colocada, à frente de Costa Rica, o melhor país entre os latino-americanos, pela primeira vez entre os dez primeiros. Noruega, Israel, Luxemburgo e México completam o Top 10.

felicidade

 

Especialistas apontam que segredo dos finlandeses é um bom equilíbrio entre carreira e vida pessoal, além de uma forte política de bem-estar social. O Afeganistão, após anos de guerra e com o retorno do Talibã ao poder, repetiu a posição de 2024 e ficou no 147º e último lugar. De acordo com os autores da lista, as mulheres do país são mais infelizes que os homens, pelos critérios utilizados.

Entre as descobertas de 2025, a ONU destaca que o número de refeições feitas com companhia tem grande impacto na percepção subjetiva de bem-estar em todo o mundo. Isso pode explicar, em parte, o declínio no ranking dos EUA — onde o número de pessoas que jantam sozinhas aumentou 53% nas últimas duas décadas.

Também de acordo com a entidade, a quantidade de pessoas morando juntas está relacionada À felicidade. Os lares com 4 ou 5 pessoas estão entre os mais felizes no México e na Europa.

Confira o top 20

Finlândia

Dinamarca

Islândia

Suécia

Holanda

Costa Rica

Noruega

Israel

Luxemburgo

México

Austrália

Nova Zelândia

Suíça

Bélgica

Irlanda

Lituânia

Áustria

Canadá

Eslovênia

Tchéquia





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Galileu

    Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 05h51
  • Essa subida do brasileiro para 36ª posição no ranking das pessoas mais felizes, se deve a perspectiva do Lula deixar o poder no Brasil.
    0
    1



  • FAZ O L !

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 22h31
  • Acordo todo dia mais feliz! Com o coisa ruim já acordava triste
    3
    1



  • Dona Porfiria Amorim

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 22h02
  • Que maravilha . Voltamos a ser um país mais feliz. O que a gente passou na pandemia foi um tormento assustador com tanto descaso.
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet