O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a China suspendeu a compra de frango brasileiro após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul. A confirmação do ministro foi revelada em entrevista à CNN.
China suspende compra de frango brasileiro. A decisão do país asiático foi motivada pela detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais. A detecção ocorreu no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul.
Brasil decretou estado de emergência sanitária. Após a confirmação do caso de gripe aviária, Fávaro afirma que foi determinado o estado de emergência por 90 dias e o bloqueio de 10 km sobre a área da identificação. "Suspendemos o Rio Grande do Sul das exportações, cumprindo o protocolo", afirmou o ministro.
"Estamos com todas as barreiras sanitárias em curso. A granja já teve seus animais abatidos. Toda a região está em alerta, para que a gente possa, o mais rápido possível, com muita transparência e eficiência, voltar ao estado normal e reestabelecer a comercialização [de frango] com todos os países do mundo", afirma Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.
Caso é o primeiro na avicultura comercial no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, a circulação do vírus ocorre desde 2006, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa. Ele admite que um dia o Brasil seria atingido e ressalta que a região de Montenegro foi bloqueada. "Esse vírus da gripe aviária circula pelo mundo há, pelo menos, 19 anos, e o Brasil é um dos pouquíssimo países que mundo que não tinha, até agora, a gripe aviária nos seus planteis comerciais", relata o ministro.
Doença não é transmitida pelo consumo de frango e ovos. Em tentativa de acalmar os consumidores, Fávaro afirma que o Brasil tem o "melhor sistema sanitário do mundo". "Não há risco no consumo, o risco é para quem manuseia essas aves", ressalta o ministro.
alexandre
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 12h43FAZ O L !
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 11h18