Ao menos quatro pessoas — entre elas, mãe e filha — morreram no Rio Grande do Sul e outras três em Santa Catarina devido aos temporais registrados nos últimos dias. No litoral catarinense, um homem está desaparecido.
Neste domingo (19/11), foram encontrados os corpos de Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado pela correnteza em uma via de Vila Flores, e Tatiane Panizato. O carro em que ela estava caiu em um rio no momento que a vítima passava sobre uma ponte em Coqueiro do Sul.
Um homem e uma criança de 2 anos que estavam com Tatiane no veículo seguem desaparecidos.
“Até agora, 38 municípios reportaram ocorrências em função da chuva. Mais de 31 mil pessoas foram afetadas, e também foram contabilizadas 399 pessoas desabrigadas e 1.665 pessoas desalojadas. A Defesa Civil está entregando itens de ajuda humanitária aos municípios que solicitaram”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por meio das redes sociais.
Homem desaparecido
De acordo com o NSC Total, parceiro do Metrópoles, um homem de 70 anos está desaparecido desde sábado (18/11) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a casa do idoso teria sido arrastada e destruída pela cheia do rio. As buscas pela vítima seguem neste domingo (19/11).
Conforme relato do irmão do desaparecido, que morava ao lado, eles foram surpreendidos durante a madrugada de sábado por um aumento súbito do rio na comunidade isolada de Rio do Boi. O irmão conseguiu correr para a mata e viu a casa do idoso ser arrastada.
Por causa do alto nível dos rios da região, o acesso à comunidade é possível apenas por meio de aeronave. Segundo os bombeiros, as buscas estão sendo realizadas com equipe em solo e uso de drone.
5,7 mil desabrigados pela chuva
Santa Catarina tem 5.745 pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde terça-feira (14), segundo balanço publicado pela Defesa Civil na tarde desse sábado (18).
Até agora, foram registrados três óbitos: duas idosas, na noite de quinta-feira (16), em Taió; e um homem na sexta-feira (17), em Palmitos.
No total, 62 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Ao todo, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
São Paulo
O temporal que atingiu várias regiões de São Paulo entre a noite de sábado (18/11) e a madrugada deste domingo (19/11) provocou a queda de 100 árvores na cidade de São Paulo e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Houve queda de energia momentânea em diversos bairros. Não há registros de vítimas.
Em meio à onda de calor, nove estados e o Distrito Federal estão em alerta para tempestades neste domingo.