Até as 9h desta segunda-feira, 4.088.627 milhões de alunos já tinham feito a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este número de candidatos é 19,82% maior do que na edição passada, que no mesmo período de 2013 tinha 3.278.231 milhões de candidatos inscritos na prova.
A recomendação do ministério da educação é que os alunos façam as inscrições em horários que o sistema não tenha tantos acesso, como, de manhã até às 9h, de tarde entre às 14h e 17h, e a noite após as 21h.
O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.
A nota do exame é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do Programa Ciência sem Fronteiras ou conseguir uma vaga gratuita dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Neste ano, a prova será realizada entre os dias 8 e 9 de novembro. Os portões serão abertos ao meio-dia e a prova começa às 13h. Nos dois dias os candidatos reponderão, ao todo, a 180 questões. No sábado, serão 45 na área de ciências da natureza e 45 de ciências humanas, a serem completadas em 4h30. Já no domingo, serão 45 de linguagens e códigos, 45 de matemática e uma redação. Os candidatos terão 5h30 para completar esta segunda etapa.