Mundo Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024, 16h:00 | Atualizado:

Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024, 16h:00 | Atualizado:

POR 3 ANOS

Governo Lula vai suspender dívida do RS com a União

Período de três anos atende aos anseios do governo gaúcho

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Lula-eduardoleite

 

O governo Lula vai propor a suspensão, por três anos, do pagamento das parcelas mensais da dívida do Rio Grande do Sul com a União, em razão das fortes chuvas que atingem o estado. A medida foi comunicada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a integrantes do governo, em reunião na manhã desta segunda-feira (13/5), e deve ser oficialmente anunciada por Lula à tarde.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a moratória deve dar um alívio de cerca de R$ 10 bilhões aos cofres do Rio Grande do Sul durante a catástrofe que atinge a região.

O período de três anos atende aos anseios do governo gaúcho. Em entrevista nesta segunda, o vice-governador do estado, Gabriel Souza (MDB), chegou a pedir a moratória por esse período.

O Ministério da Fazenda, por sua vez, defendia um período menor. Inicialmente, a pasta propôs suspender o pagamento da dívida até dezembro de 2024, mas depois sugeriu dois anos.

Lula convoca reuniões

Como noticiou a coluna, Lula convocou duas reuniões importantes para esta semana, em Brasília, com objetivo de discutir a tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul por causa das fortes chuvas.

A primeira será a reunião ministerial de emergência convocada pelo presidente da República para a tarde desta segunda no Palácio do Planalto.

Já na quinta-feira (16/5), Lula convocou o chamado Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, também para tratar da situação no Rio Grande do Sul.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Parana

    Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024, 17h17
  • Difícil p bozolóide reconhecer o mérito do governo federal. Como não muda nada na ponta, zé ruela? São 10 bilhões que o governo estadual terá por 3 anos p ajudar a reconstruir o Estado. Imagina se com toda essa tragédia ainda tivesse que dispor bilhões dos cofres para pagar empréstimo? O ódio e o despeito impedem certos acéfalos a chegar a conclusões óbvias.
    4
    1



  • oohhhhh

    Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024, 16h13
  • o que muda na ponta? NADA.
    1
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet