Um vídeo que circula nas redes sociais tem gerado debates acerca dos perigos de fazer acrobacias usando motocicletas em movimento. Apesar de a prática ser ilegal e perigosa quando realizada em vias públicas, não é incomum flagrar cenas parecidas nas vias do país.
No registro compartilhado nas redes sociais, dois homens aparecem fazendo manobras em uma via pública quando, em dado momento, se desequilibram e vão ao chão. Na hora da queda, um carro trafegava na mesma direção, em alta velocidade, e por pouco não passa por cima da cabeça da dupla com uma das rodas.
Após quase causar um grave acidente, os homens continuam filmando a cena e gargalham entre si, achando graça da situação.
Não há informações sobre onde o vídeo teria sido gravado, mas o conteúdo é disseminado sobretudo em páginas de notícias do estado do Rio de Janeiro (RJ).
Infração
“Dar grau” – termo usado para se referir ao ato de empinar motocicletas – em via pública é considerado uma infração de trânsito gravíssima.
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. O texto proíbe comportamentos perigosos, como empinar a motocicleta e transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto para passageiro.
Veja o momento da queda: