O iOS 26 introduzirá uma nova função de privacidade no FaceTime capaz de identificar nudez durante chamadas realizadas no iPhone. Quando as imagens íntimas forem detectadas, o sistema pausará automaticamente a transmissão de áudio e vídeo e desfocará a imagem exibida na tela.
A função utiliza inteligência artificial (IA) e recursos de Machine Learning para proteger a privacidade do usuário e impedir exposições indesejadas. A Apple garante que não tem acesso às fotos e vídeos transmitidos. Confira, a seguir, como funciona a funcionalidade.
A novidade foi encontrada na versão beta do iOS 26 pelo usuário @iDeviceHeplus no X (antigo Twitter). Assim que o sistema identificar a nudez, um alerta com a seguinte mensagem será exibido na tela: "Áudio e vídeo estão pausados porque você pode estar mostrando algo sensível. Se você se sentir desconfortável, encerre a chamada”.
Abaixo, aparecem botões que permitem retomar a videoconferência ou encerrar a ligação. Segundo o desenvolvedor, a função está desativada por padrão, mas pode ser habilitada manualmente nas configurações do app, na opção “Aviso de Conteúdo Sensível”.
A descrição da função afirma que ela pode detectar fotos e vídeos nus antes que sejam visualizados no dispositivo, além de fornecer orientações para fazer uma escolha segura. Ainda segundo as informações divulgadas, embora o recurso tenha sido desenvolvido com foco em contas infantis no sistema da Apple, também é possível ativá-lo em dispositivos de adultos com a versão mais recente do iOS.
Na página oficial de suporte da Apple dedicada à Segurança na Comunicação, a empresa explica que o sistema utiliza IA embarcada no próprio dispositivo para analisar as imagens e vídeos recebidos ou transmitidos no FaceTime. A tecnologia, segundo a empresa, ocorre localmente, sem transmitir o conteúdo externamente.
“Como as fotos e os vídeos são analisados no dispositivo do seu filho, a Apple não recebe nenhuma indicação de que a nudez foi detectada e, como resultado, não obtém acesso às fotos ou aos vídeos”, informa o material oficial.
O iOS 26 foi apresentado durante a WWDC 2025, no dia 9 de junho, e está atualmente em fase de testes beta para desenvolvedores. A previsão de liberação pública é o mês de setembro, alinhado ao lançamento do iPhone 17, a nova geração dos celulares da maçã.
Entre as principais novidades do sistema está o visual renovado com o design “Liquid Glass”, que traz elementos translúcidos, além de melhorias visuais na tela de bloqueio, no uso da inteligência artificial nativa da Apple e na realização de chamadas telefônicas.