Para afinar o discurso, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem se reunir antes do Encontro Nacional do PT que acontece nesta sexta-feira (2) em São Paulo. Segundo interlocutores, eles devem dar uma demonstração pública de unidade na noite desta sexta para estancar o movimento "Volta, Lula" não só dentro do PT, mas também entre integrantes da base aliada.
"Os dois vão conversar antes do encontro. A conversa é a melhor forma de mostrar unidade. Hoje nós temos os dois melhores nomes, Lula e Dilma, mas isso não pode virar um problema. Por isso a conversa só entre os dois é muito importante", disse ao blog o senador Jorge Vianna (PT-AC).
De fato, grupos dentro do PT têm insistido no movimento de substituição de Dilma por Lula na eleição deste ano, mas a avaliação de interlocutores de Lula é que, a essa altura do campeonato, a possibilidade da alteração é remota porque criaria muito desgaste ao próprio PT justificar a mudança de candidato.
Agora, a estratégia principal será a de recuperar a popularidade de Dilma com ações como a de quarta, no pronunciamento de rádio e TV em razão do 1º de Maio, e criar uma agenda positiva para a presidente.