Mundo Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 07h:50 | Atualizado:

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 07h:50 | Atualizado:

CONTRAGOLPE

PF prende general e ‘kids pretos’ que planejaram golpe com assassinato de Lula

Um dos presos trabalhou na Presidência da República até 2022

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Alckmin-lula

 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação contra uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado após as eleições de 2022 para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e restringir a atuação do Poder Judiciário.

Segundo a Polícia Federal, entre as ações elaboradas pelo grupo havia um "detalhado planejamento operacional, denominado 'Punhal Verde e Amarelo', que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022" para matar os já eleitos presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

"Ainda estavam nos planos a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que vinha sendo monitorado continuamente, caso o Golpe de Estado fosse consumado", diz a PF.

Investigadores confirmaram à TV Globo que o ministro citado pela polícia como alvo dos planos era Alexandre de Moraes. O blog apurou que cinco pessoas foram presas com autorização do Supremo Tribunal Federal:

quatro militares do Exército ligados às forças especiais, os chamados "kids pretos": o general de brigada Mario Fernandes (na reserva), o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira.

um policial federal: Wladimir Matos Soares.

golpistas-general

Kids pretos presos pela PF: Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mario Fernandes

A GloboNews apurou que pelo menos dois desses militares foram presos no Rio de Janeiro, onde participavam da missão de segurança da reunião de líderes do G20.

As prisões foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes e já tinham sido cumpridas até as 6h50 desta terça.

Ainda segundo apurou o blog, um dos presos foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República em 2022. Atualmente, é assessor do deputado e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

ENTENDA: O que são 'kids pretos'?

A operação, intitulada "Contragolpe", foi autorizada no âmbito do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado e a sequência de atos antidemocráticos promovidos ao longo do processo eleitoral de 2022, e que culminaram nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023.

Há uma expectativa de que esse inquérito seja finalizado ainda este ano.

 

PF recuperou arquivos eletrônicos

A PF chegou aos alvos desta terça ao analisar dados desses militares já investigados no inquérito. Parte dos indícios veio, por exemplo, de material que já tinha sido deletado de aparelhos do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e foi restaurado pelos investigadores. Cid deve depor novamente à Polícia Federal nesta terça.

Outra parte, ainda maior, veio dos aparelhos celulares de outros militares. Em fevereiro, uma operação também relacionada ao mesmo inquérito prendeu militares do Exército e um ex-assessor da Presidência e fez buscas contra uma série de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Antonov

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 15h07
  • Esse Carlos Nunes gosta é de piça. Gente escrota que defende golpe tinha é que ser enforcado em praça pública ou tomar um balaço do pé do ouvido.
    0
    0



  • Gervasio

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 12h31
  • gente esse carlos nunes vive em um mundo paralelo sera? que coisa ein ? chega a ser engraçado.
    7
    1



  • Aky Taka

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 11h46
  • nagibe "boqueli", voce fica escrevendo baboseiras, caluniando as pessoas, desrespeitando as pessoas, depois fica aí, pedindo anistia, aí tem que aguentar cadeia!
    6
    2



  • Nagib Bukelle

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 09h48
  • Narrativas, cortina de fumaça para desviar as atenções do fracasso total desse famigerado desgoverno do ladrão descondenado e das baixarias no cenário internacional da galinha janja.
    8
    10



  • pedro

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 09h21
  • Carlos Nunes grande baba ovo bolsominio otario, perdeu Mané estes golpista extremista tem que apodrecer na cadeia, para de tampar o sol com a peneira, teve sim tentativa de golpe, só não foi concluído porque o fujão vazou e deixou o abacaxi pro gado e meia dúzia de milicos se virar, dai o pau pegou e ficaram com o abo entre as perna, e para seu governo o inelegível jamais votara a governar, este nunca maisss.
    10
    8



  • Carlos Nunes

    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2024, 08h08
  • Pois é, lá vem Narrativas...Vitimizar deve ter suas vantagens. Quem recebeu a facada foi Bolsonaro, uai. E chegaram a dizer que a facada nem existiu. Quando viram que Bolsonaro táva crescendo na pesquisa...apareceu tio ADÉLIO, programado pra matar. Se Bolsonaro táva lá embaixo na pesquisa, nunca teria aparecido tio ADÉLIO nenhum. Agora, com medo do Bolsonaro candidatar em 2026 e levar a Presidência, o tornaram INELEGÍVEL e preparam a sua prisão...até Importunação da Baleia serve. Ou as jóias doadas pelo Sheik, ou o Cartão de vacina, ou outra coisa. Eles têm a tal CRIATIVIDADE pra inventar alguma coisa. A ordem foi USE A CRIATIVIDADE. Fizeram isso contra a Revista Oeste. Ninguém acredita mais em Narrativas no Brasil. O que vai acontecer? Os Advogados desses militares provarão que não foi nada disso que aconteceu. Segundo o prof. IVES GANDRA MARTINS, Golpe É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg.
    13
    19











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet