Um vídeo obtido com exclusividade pelo Metrópoles mostra um recruta da Marinha do Brasil levando mordidas na bunda por colegas do quartel. A prática seria uma espécie de trote para jovens que estão concluindo a formação de marinheiro. O caso aconteceu no Comando do 8º Distrito Naval, entre a última segunda (19/5) e última terça (20/5), em São Paulo.
“Na Marinha, quando se conclui o curso para tornar-se marinheiro, e em outras ocasiões, ocorre a ‘manta’, em que um por um dos recém-formados são agredidos em um quarto por aqueles que já estão na corporação há mais tempo. Depois ocorre a ‘mordida’ nas nádegas do integrante”, disse à reportagem outro marinheiro, que prefere não se identificar.
Segundo o marinheiro, essas agressões geralmente ocorrem em segredo, mas o episódio em questão foi gravado nos últimos dias. “Que alguém de fora possa ver a realidade que é ser militar aqui”, disse.
O que diz a Marinha
Em nota, o Comando do 8º Distrito Naval afirmou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as circunstâncias relacionadas à denúncia de “um possível trote envolvendo um recruta, conforme veiculado pela mídia.”
“A MB não compactua com qualquer tipo de conduta que atente contra a integridade, o respeito e a disciplina no ambiente militar. Tais comportamentos não condizem com os valores da instituição e, se confirmados, os responsáveis serão devidamente responsabilizados, conforme a legislação em vigor. A MB reitera seu compromisso com a manutenção de um ambiente de formação pautado pela ética, disciplina e respeito à dignidade da pessoa humana”, complementou o texto.