Mundo Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025, 07h:00 | Atualizado:

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025, 07h:00 | Atualizado:

PONTÍFICE

Saiba qual é salário mensal do papa, oferecido pelo Vaticano

 

O TEMPO

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PAPA LEAO.jpg

 

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi escolhido como o 267º papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (8/5) no Vaticano, tornando-o o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos na história da instituição.

Segundo a agência italiana Ansa, o novo líder católico receberá um salário mensal de 2,5 mil euros, aproximadamente R$ 16,1 mil. Este valor mantém o mesmo padrão de remuneração oferecido ao papa Francisco, quando assumiu o pontificado em 2013, seguindo a tradição financeira do Vaticano.

O papa Francisco, que faleceu em 21 de abril deste ano, optou por não aceitar o salário durante seu papado. "Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça", declarou ele no documentário "Amém: Perguntando ao Papa", lançado em 2023.

Em seus últimos atos como pontífice, Francisco doou 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) de sua conta pessoal para presos da penitenciária Casal del Marmo, em Roma.

O conclave que elegeu Prevost iniciou-se na quarta-feira (7/5). O cardeal norte-americano não figurava entre os favoritos inicialmente, mas ganhou destaque durante o processo de escolha.

Há dois anos, Francisco havia escolhido Prevost para substituir Marc Ouellet como prefeito do Dicastério para os Bispos do Vaticano, confiando-lhe a seleção da próxima geração de bispos da Igreja, conforme informações da BBC.

Antes de sua nomeação no Vaticano, o novo papa atuou como missionário no Peru por muitos anos, sendo posteriormente nomeado arcebispo naquele país. Ele também presidiu a Pontifícia Comissão para a América Latina, o que amplia sua experiência para além de sua nacionalidade americana.

O período de Prevost como arcebispo no Peru incluiu acusações de acobertamento de casos de abuso sexual durante sua gestão. A diocese sob sua liderança negou estas alegações.

Em seu discurso inicial, o novo pontífice afirmou que dará continuidade às mudanças implementadas por Francisco, mantendo uma visão mais progressista para a Igreja.

A data da cerimônia oficial de entronização e as primeiras ações oficiais de Leão XIV como líder da Igreja Católica ainda não foram divulgadas.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Everaldino Azevedo

    Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025, 13h55
  • Papa Trump1, tristeza para todos os católicos e igreja
    1
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet