Mundo Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025, 20h:00 | Atualizado:

Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025, 20h:00 | Atualizado:

A BRABA

Saiba quem é a vereadora do PT que pediu prisão de Bolsonaro a Moraes

Segundo ela, o ex-presidente continua incitando atos antidemocráticos nas redes

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vereadora liana-prisaobozo

 

A vereadora Liana Cristina da Costa Cirne, do PT de Recife (PE), é a autora da notícia-crime que pede a prisão de Jair Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes (STF). A parlamentar é professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e argumenta que o ex-presidente tem atuado para promover novos atos antidemocráticos, por meio de suas redes sociais.

“Os chamamentos públicos feitos por Jair Messias Bolsonaro [nos dias 9, 10 e 14 de março] não apenas visam mobilizar sua base política para pressionar o Estado por anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, mas também busca deslegitimar o trabalho do Poder Judiciário e das forças de segurança que atuam na investigação e responsabilização dos envolvidos, inclusive chamando os condenados atualmente detidos de ‘reféns de 8/jan’, em óbvia inflamação de sua base de apoiadores contra os julgamentos ocorridos”, diz a denúncia, assinada também pelo advogado Victor Fialho Pedrosa.

 

Nascida em Porto Alegre, Liana Cristina tem 54 anos e mora em Recife desde 2001. Em 2022, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. Com 57 mil votos, ela ficou em 30º lugar na disputa pelas 25 vagas. Em 2024, a petita foi eleita com 14,8 mil votos para uma vaga na Câmara de Recife. Em seu perfil, a vereadora se descreve como “parte da esquerda festiva, que faz política com amor, arte, cultura e luta”.

Liana foi advogada do movimento Ocupe Estelita, que lutou contra um projeto urbanístico que previa a construção de 8 conjuntos residenciais e outros empreendimentos em uma área de 10 hectares conhecida como Cais José Estelita, no centro histórico de Recife.

 

 

Notícia-crime

Com base na notícia-crime apresentada por Liana Cristina Cirne, Alexandre de Moraes mandou a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre a necessidade de prisão de Bolsonaro. O ministro quer que Procuradoria opine se, ao convocar atos pela anistia, Bolsonaro “cometeu os delitos de obstrução de Justiça, incitação de crimes contra as instituições democráticas e coação no curso do processo”.

Segundo a denúncia, “o ato de convocar manifestações públicas contra uma decisão do STF, especialmente em um contexto de investigação relacionada à tentativa de golpe de Estado ou atentados à ordem pública, não é apenas uma mera discordância política ou manifestação legítima de opinião, mas sim uma tentativa deliberada de interferir no livre exercício da Justiça”. “Ao incitar a população a se mobilizar contra uma decisão judicial, o convocante busca minar a autoridade do Poder Judiciário e colocar em risco a imparcialidade do julgamento, criando um ambiente de pressão psicológica e social sobre os membros do STF”, diz o documento.

Moraes também solicitou parecer a necessidade de “aplicar medidas cautelares para restringir a atuação” de Bolsonaro “em novas convocações que possam incitar atos antidemocráticos”. Os questionamentos foram encaminhados ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no dia 19. Ele ainda não enviou sua resposta a Moraes.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Carlos Nunes

    Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025, 18h00
  • Pois é, a boa do dia ou a péssima do dia é a notícia: STF forma maioria para condenar PIPOQUEIRO & VENDEDOR DE PICOLÉ, pelo 8 de janeiro. Vamos analisar o caso: um Pipoqueiro e um Vendedor de Picolé devem ser as pessoas mais PERIGOSAS do país. Dá até MEDO deles. Muita pipoca e muito picolé derrubam essa Democracia brasileira e abala o tal Estado de Direito. Pipoca e Picolé é igual BATOM. Faz um estrago danado. Agora, vou contar até 3 e todo mundo acorda do transe hipnótico. 1...2...3. Acordaram ou ainda tão dormindo. O tio pipoqueiro e o tio vendedor de picolé são insignificantes pra dar qualquer Golpe. JAMAIS DARIAM.
    2
    0



  • Carlos Nunes

    Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025, 06h51
  • Pois é, essa turma péla de MEDO do Bolsonaro. Se ele canditada a Presidente em 2026, ganha no primeiro turno. A Trilogia do Bolsonaro todo o mundo já conhece: da facada do tio ADÉLIO... à Inegibilidade dupla do tio Benedito... até a tentativa de prisão. Quando viram que Bolsonaro ganharia a eleição, enviaram tio ADÉLIO, meio débil mental, fácil de manejar: MATA O BOLSONARO SENÃO ELE ELEGE. A facada foi dada. Tio Benedito, relator dos Processos, tornou Bolsonaro Inelegível 2 vezes. Reunião com Embaixadores ANTES do período eleitoral. É Prerrogativa Constitucional do Presidente reunir com Embaixadores. O Presidente, pela Constituição, não pode ser castrado em sua Liberdade de Opinião e Expressão, não podia ser CENSURADO pelo TSE, não pode haver assunto TABU PROIBIDO, como Urna Eletrônica, pro Presidente. Em qualquer país realmente democrático é assim. Um Presidente eleito pelo povo é o que mais tem Liberdade, ninguém pode tolhe-la. Depois procuraram achar um motivo pra prender Bolsonaro. Até Importunação de Baleia serviu. Se não tivesse motivo, usariam a Criatividade. Criatividade é o que não falta. Fica parecendo aquelas séries antigas, onde a gente ficava torcendo pelo mocinho do filme. Escapará Bolsonaro das arapucas que tão armando pra ele? A perseguição ao Bolsonaro tá explícita, nem escondem mais. Essa turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo...Perdeu Mané, não amola...nem escondem mais o que fazem. Um jornalista português tá fazendo um vídeo, que será divulgado no mundo inteiro. Ele vai narrar a perseguição ao Bolsonaro, detalhe por detalhe. BREVEMENTE veremos pela Internet. Ao mesmo tempo, mais de 40 personalidades brasileiras lançarão o livro: CONSTITUIÇÃO & LIBERDADE. Parece que surrupiaram nossa Liberdade de Opinião e Expressão...nem percebemos.
    2
    1



  • Leal

    Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025, 21h58
  • Professora da Universidade Federal do Estado Natal do Lula pediu a prisão do Bolsonaro??? Aaaaaaaahhhhh, vááááááá?!!! Não dá pra imaginar uma coisa dessas?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    1
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet