O Estado de Mato Grosso tem suas especificidades, é uma das 27 unidades federativa, localizado na região Centro-Oeste.
Seu processo de colonização se confunde através do Tratado de Tordesilhas (de 7 de junho de 1494). O estado de Mato Grosso pertencia à Espanha, os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos; porém foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680.
Os ânimos entre Espanhóis e Portugueses acirram, em função dos bandeirantes, (denominação dadas aos sertanistas do período colonial, que a partir do século XVI), penetraram no interior da América do Sul, em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, que era abundante; necessitando de mão de obra neste período de exploração, o objetivo principal passou a ser, aprisionar os indígenas para escravidão, portanto, esse processo de ocupação se deu através da exploração das nossas riquezas naturais.
Este breve relato histórico, tem como objetivo central, mostrar a pujança do nosso Estado; mesmo passando por esse longo período de espoliação.
Nos dias atuais, o mesmo se desponta no cenário nacional; os grãos movem pujança econômica em Mato Grosso, os bons resultados acontecem pela questão climática, o mercado, e o câmbio tem proporcionado nas últimas safras, um rendimento surpreendente.
Mesmo, o estado de Mato Grosso existindo, até então, não havia uma data comemorativa através de um aniversário.
Isso só foi possível, graças ao visionário e atuante, deputado estadual, João Antônio Cuiabano Malheiros, que traz em seu nome o cuiabano; o mesmo entendeu a necessidade de marcar uma data para comemorá-lo, e assim foi feito.
No ano de 2003, data em que o deputado estadual João Antônio Cuiabano Malheiros criou o projeto de Lei, determinando, que o dia (09) de maio, seria a data comemorativa do aniversário do estado de Mato Grosso, pela importância singular do mesmo, tanto a nível nacional como internacional.
Cuiabano nato, filho de Justino Malheiros (in memoriam) e Olga Cuiabano Malheiros (in memoriam), residentes, no bairro do porto, Av. XV de novembro, este casal abençoado por Deus, apesar de numerosa prole, sempre os educou com carinho e dedicação, ofertando-lhes, lições de honestidade e amor ao próximo, seus pais foram em vida pessoas caridosas, tanto é verdade, que eles tiveram uma grande quantidade de afilhados, em número de 50, algo surpreendente.
A importância e relevância, do dia (09) de maio, para nós cuiabanos e mato-grossenses, não esta apenas no registro de uma data na folhinha, consta nos anais do povo brasileiro que lutou pelo reconhecimento histórico e cultural do nosso povo, pela conquista, liberdade e emancipação política de Mato Grosso.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
ROLAYNE PINTO
Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 07h23