No dia 8 de maio, é comemorado o Dia do Profissional de Marketing. Uma data para reconhecer os profissionais que atuam diariamente pensando em estratégias, marcas, posicionamento, campanhas, resultados. Mas também é um ótimo momento para refletir: como estamos fazendo marketing? E a que custo?
Muito se fala sobre o impacto do marketing nas vendas, no crescimento das empresas e na diferenciação de mercado. Sim, tudo isso faz parte da nossa atuação. Mas ser profissional de marketing vai além de gerar resultados é também entender como esses resultados são alcançados e quais efeitos acarretam na sociedade*.
Precisamos chamar atenção à importância do papel crítico do profissional de marketing. Mais do que executar campanhas, uma das funções centrais do nosso trabalho é avaliar, discutir e criticar as práticas de marketing que adotamos.
Precisamos nos perguntar com frequência: Estamos usando os dados dos consumidores com responsabilidade? Nossas campanhas reforçam estereótipos ou promovem inclusão? A comunicação que fazemos gera desejo ou insegurança? Estamos vendendo propósito ou apenas criando narrativas convincentes?
Essas perguntas importam e dizem muito sobre a nossa ética profissional. Não é só sobre vender mais. Óbvio que queremos e precisamos gerar resultados. Mas não a qualquer custo. Não passando por cima de valores importantes, como respeito ao outro.
O marketing que queremos exercer é aquele que conecta pessoas, constrói marcas com propósito e respeita o consumidor. O marketing que não se resume a fórmulas prontas, gatilhos de escassez ou “hacks” de conversão.
O verdadeiro marketing, como nos ensinou Philip Kotler, professor norte-americano considerado o 'pai do marketing moderno', é aquele que cria valor real e duradouro. Segundo ele, “é mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato”.
Essa é uma provocação para o nosso dia. Por isso, neste Dia do Profissional de Marketing, deixo uma reflexão: Estamos atuando como profissionais comprometidos com a construção de marcas responsáveis? Ou estamos apenas fazendo o que for preciso para alcançar números?
O marketing é uma das ferramentas mais poderosas da sociedade. Como profissionais, cabe a nós decidir se usaremos essa força para potencializar o que há de melhor ou apenas para manipular comportamentos em busca de curto prazo.
Parabéns a todos os profissionais de marketing que, além de criar, analisar e entregar resultados, também refletem, questionam e transformam! Seguimos juntos, fazendo marketing com consciência, propósito e impacto.
Dayane Nascimento, consultora marketing com formação na UFMT, especialista em planejamento estratégico e economia comportamento pela ESPM/SP e empresária.