Existem pessoas que ainda não conhecem as siglas, colocadas na chamada inicial, HPA – Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, EJA – Educação de Jovens e Adultos, vocês devem estar se perguntando, por que estou fazendo alusão a estas siglas. Na condição de professor, jamais poderia negar minhas origens, como tal, lecionei este ano, na Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, tive a grata satisfação de trabalhar com EJA – Educação de Jovens e Adultos; na quinta-feira (17), estará acontecendo à festa de formatura.
No encerramento do ano letivo, foi realizado um pré-aquecimento, antevendo o grande baile de formatura, no chamado amigo chocolate; talvez tenha sido este, o melhor momento para que nós professores, pudéssemos de maneira menos formal, conhecer nossos alunos, pois foi oportunizado a cada um deles nesse momento impar, externar seus pensamentos e sentimentos acerca do transcorrer do ano letivo.
Obviamente todos nos comoveram, porém sempre alguns são mais eloquentes em suas colocações, ao externar seus pensamentos e sentimentos, principalmente, por se tratar de três senhoras com idade mais avançada, pessoas com uma experiência de vida maior que as demais.
Reporto-me, as senhoras: Irene de Queiroz Rodrigues da Silva, uma nordestina arretada, uma poetisa de mão cheia, por morar em Cuiabá há muitos anos, já se considera cuiabana, além da senhora, Iolanda Gonçalves de Moraes, e finalmente a senhora, Cecília Fátima Prado, com sua simplicidade e sinceridade, não só se emocionaram, chegando às lagrimas, como também nos levou a elas, falo de mim, sou um chorão assumido.
Mencionei as três, para que as mesmas representassem os demais colegas, que também nos emocionaram, com suas palavras de carinho e afeto, foi uma noite impar para todos nós.
Os agradecimentos e elogios dos mesmos foram dirigidos a nós professores, porém não poderíamos em momento algum, deixar de dividir esta benesse com o senhor Governador do Estado, Pedro Taques (PSDB) e sua equipe gestora, na pessoa de Permínio Pinto.
Falo do governador, sem conhecê-lo pessoalmente, portanto, não tenho procuração para defendê-lo ou enaltecê-lo, apenas o elogio por se tratar de um governador legalista, que vêm combatendo com veemência, a corrupção que rolava solto, em nosso Estado. Apego-me, a uma frase célere dita por ele “lugar de corrupto é na cadeia”, comungo plenamente com seus dizeres.
E o que me levou a isso também, foi o fato de eu ter lido recentemente, em um dos sites renomados da capital, no qual ele diz antecipar o pagamento do 13º salário 2015 do funcionalismo, dos servidores do Poder Executivo, dizendo que a gratificação natalina será depositada na conta dos trabalhadores no dia 18 de dezembro (sexta-feira), dois dias antes, da data prevista em lei que é 20 de dezembro.
Para muitos pode parecer um fato irrelevante, porém para a maioria dos trabalhadores mais humildes, isso representa um ganho inconteste, haja vista, que em governos anteriores o 13º salário era pago, no ano subsequente e, ninguém falava nada com medo de represálias.
Agradeço a Deus, por ter me ofertado à oportunidade de trabalhar nessa escola, agradeço também, a diretora Eliane Aparecida de Melo, as coordenadoras, Nádia Maria Boabaid, Maria Silvani G. de Assunção e Greiciane Martins de Jesus; ao corpo docente, professora Tamara Fernanda Barros Borges, Regina Claudia Furtado de Souza, Regina Auxiliadora de Lara e professor Geander.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo ([email protected])
Thamara Borges
Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 19h45