Opinião Terça-Feira, 06 de Maio de 2014, 08h:52 | Atualizado:

Terça-Feira, 06 de Maio de 2014, 08h:52 | Atualizado:

Rosemare Freitas

O que é um Hospital com Acreditação?

 

Rosemare Freitas

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ROSEMARY-ACREDITAÇÃO.jpg

 

Muitas vezes já escutamos que empresas de vários seguimentos tem selos de qualidade nos serviços ou certificados como a ISO (pois a ISO não nos dá selo de qualidade e sim certificação, assim fica mais claro). O que significa que a empresa tem rotinas que garantam um atendimento padronizado e de qualidade.

Isso também acontece com as unidades de saúde, só que a certificação chama-se Acreditação e é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Um hospital Acreditado ou em processo de Acreditação  segue protocolos adotados mundialmente por instituições de saúde para garantir a qualidade e a segurança da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização,  mas um programa de educação continuada, ou seja, tudo é avaliado o tempo todo para garantir a melhoria na qualidade e segurança no atendimento.

São três níveis de Acreditação o Nível 1 que significa que aquele hospital  atende ao princípio de “segurança do paciente “.

O Nivel 2 é o Acreditado Pleno que significa que além de cumprir o Nivel 1, tem  Gestão integrada, envolvendo o acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implantados.

E por último o Nivel 3 que é o Acreditado com Excelência (Nível 3), ou seja  atingiu a  “excelência em gestão”, já que atende os requisitos dos outros 2 níveis.  A excelência é dinâmica, é um acompanhamento e busca constante.

Tudo isso é bonito de falar, mas para que serve a Acreditação na prática?  Hospitais acreditados por seguirem padrões e rotinas estabelecidos internacionalmente, garantem a segurança do paciente, como um simples ato de lavar as mãos antes de atender o paciente,  o que diminui o índice de infecção hospitalar e até mesmo o tempo de permanência na unidade de saúde, por exemplo.  O que a população Precisa entender é que a escolha da unidade de saúde deve se dar pela segurança que ela oferece, além da resolução do seu problema e não simplesmente por ele ser o mais próximo de sua casa, visto que um hospital acreditado  oferece mais segurança para os pacientes e segue protocolos que podem evitar demoras, contaminação, ou procedimentos errôneos.

Uma instituição com selo de Acreditação significa um serviço diferenciado, com maior qualidade e segurança para seus usuários, e a redução de despesas decorrentes de práticas erradas.

Ser acreditado é seguir uma padronização sempre se preocupando com a qualidade em tudo o que faz para evitar a ocorrência de danos à saúde.

Rosemare de Moraes Maciel Freitas é  Enfermeira e consultora de qualidade na empresa Mac In Health

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet