Em recente palestra assisti a colocação de algumas verdades que não estiveram presentes nas discussões de eleições anteriores.
Uma delas foi a de que a sociedade brasileira, através dos seus eleitores, que somam 140 milhões de pessoas, com a predominância feminina: 51,9% de mulheres e 49,3% de homens, quer transformações que não enxergavam na última eleição.
Antes, porém, de falar sobre as transformações, julgo oportuno transcrever alguns dados eleitorais de Mato Grosso.
Votarão em 2014, dois milhões170 mil eleitores, 177 mil mais do que votaram em 2012. São 50,4% de homens e 49,6% de mulheres. Diferença mínima, que passa a ser significativa quando se sabe que as mulheres tem melhor escolaridade do que os homens. "O eleitor nunca teve consciência tão clara da falência do Estado quanto está tendo agora"
Embora 53,3% dos eleitores não completaram o ensino fundamental, é de se esperar que tenham menor compreensão das grandes questões que povoarão os debates eleitorais de 2014.
Outros dados sobre faixas etárias: os que votarão pela primeira vez aos 16 anos são 2,3%, número pequeno.
Entre 18 e 20 anos somam 6,7%
Entre 25 e 34 anos somam 24,9%
Entre 35 e 44 anos somam 21%
Entre 45 e 49 somam 22,4%
Média: entre 16 e 34 anos alcançam 34% do eleitorado.
Entre os grandes temas que certamente estarão nos debates eleitorais de 2014 estão a saúde em primeiro lugar, a educação em segundo, corrupção pública em terceiro, segurança pública em quarto e a ineficiência da gestão pública em quinto.
Depois, numa escala decrescente aparecem problemas como o transporte coletivo, o desemprego e mais alguns.
O eleitor nunca teve consciência tão clara da falência do Estado quanto está tendo agora.
A forma como isso será posto nos debates não se sabe ainda.
Porém, sabe-se que compromissos em cima de promessas genéricas não bastarão.
Problemão pros políticos e pros candidatos a cargos de governador e presidente da República, explicar para os eleitores que serão capazes de dar as respostas esperadas.
Voltarei ao assunto.
ONOFRE RIBEIRO é jornalista em Mato Grosso.