07 de Agosto de 2020,

Opinião

A | A

Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 14h:19 | Atualizado:

Gustavo Nascimento

União para construir

GUSTAVONASCIMENTO.jpg

 

Para se construir um novo futuro para o Brasil é necessário o engajamento das pessoas, seja na política, na sociedade, nas escolas. E uma dessas formas que tive a oportunidade de vivenciar foi como presidente de uma associação. Aliás, diga-se de passagem a maior do seguimento de material de construção do Brasil, a Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção (Acomac/MT).

A força do associativismo incorpora necessidades coletivas de um seguimento, e nesta esfera a entidade conseguiu fazer com que o Governo e a sociedade vissem nosso seguimento e suas peculiaridades como um diferencial de desenvolvimento e geração de empregos.

Um dos trabalhos que realizamos foi justamente mostrar  através de varias ações, que é muito mais "barato" construir do que comprar pronto, gerando uma economia de mais de 50% em alguns casos. Exemplos como esse fazem toda diferença para um país, onde há  pessoas engajadas em realizar ações que fazem a diferença positiva na vida das pessoas.

Hoje, temos mais de 700 empresas associadas em MT, em um universo de duas mil lojas no estado, organizações que geram mais de cem mil empregos diretos e indiretos e faturam cerca de R$ 5 bilhões por ano, a Acomac/MT atua estrategicamente no desenvolvimento e promoção do seguimento do varejo de material de construção e construção civil.

O próprio sistema se surpreende com essa força capaz de gerar mobilizações que impulsionaram mudanças no cenário socioeconômico no estado. Ao incentivar e apoiar as agendas de desenvolvimento, apresentar propostas que destravam a vida do empreendedor, defender os interesses dos associados e trabalhar em prol da desburocratização, temos demonstrado relevante capacidade de dialogar com as instituições do Executivo e Legislativo.

A interlocução que realizamos no decorrer dos anos com o governo de MT e a Secretaria de Fazenda, para o encaminhamento das bandeiras de interesse do setor como a redução do ICMS, melhor regulamentação das operações fiscais e desburocratização do Estado, são importantes conquistas.

As parcerias com instituições também são responsáveis pela potencialização da eficiência na nossa atuação institucional.  Recentemente conseguimos através de uma parceria entre a Acomac/MT, Fecomércio-MT e Senac-MT a implementação da Academia da Construção, levando capacitação para o seguimento e que já será expandida para todo estado e consequentemente para todo país.

Outro feito recente e importantíssimo da nossa gestão, em parceria com entidades parceiras como Fecomércio-MT, FCDL, Facmat, Secovi, CAU, Sinduscon, CDL e Sindcomac, foi o do Alvará Imediato para Cuiabá, esse projeto de lei visa agilizar a liberação de obras residenciais de até 750m², no qual a prefeitura de Cuiabá entregará o Alvará de Obras em até 72 horas, projeto que está pronto para ser votado na Câmara Municipal.

Foram muitas ações nestes quatro anos à frente da entidade dentre eles: Manutenção da alíquota de ICMS 10.15 (dez ponto quinze), a menor do Brasil, participação ativa da entidade em reuniões junto aos órgãos de governo em todas as esferas, cadeira nas principais entidades ligadas ao setor de varejo e material de construção no país, participação direta na campanha ‘Sobrou pra você’, contra o aumento de impostos, realização do 1º Fórum Superação e Debate de empresários com Luiza Helena Trajano, com mais de 1.500 pessoas, aumentando a visibilidade da entidade em todo estado e Brasil.

Tivemos também a  1ª Missão internacional Acomac/MT na China. Além disso, as ações sociais foram um grande marco desta gestão, como a reforma do Lar doce Lar em parceria com o Governo do Estado, e das alas de pediatria oncológica da Santa Casa de Cuiabá, também auxiliamos na pintura da Igreja Matriz.

Os associados e seus clientes foram contemplados na campanha “Caminhão de Prêmios” que fomentou o nosso mercado e aumentou as vendas. 

Novo portal de notícias com envio de newsletter com as principais ações da diretoria em prol do segmento.

Intensificamos as orientações e palestras acerca da Reforma Trabalhista e Tributária, lutamos em defesa da ADIN e a permanência da Lei 9.480.

Todas essas conquistas só foram possíveis devido ao engajamento de pessoas comprometidas em trabalhar em prol da coletividade, pensando no desenvolvimento e em como facilitar a vida de quem vive e produz neste estado.

Devido a união, esforço e dedicação conseguimos que um líder do nosso setor, José Wenceslau de Souza Júnior fosse eleito na como presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

Em resumo, nossas ações apontaram na direção certa, porque acreditamos que somos mais do que uma entidade de classe.  Pois foi na união de forças, representada pelo associativismo, que conseguimos conquistas efetivas e sustentáveis. Fomos engajados por que queremos um Brasil novo, com leis modernas e desburocratizantes que permitam a implantação de um ambiente econômico adequado ao investimento, à geração de empregos e oportunidades para todos.

Encerro minha gestão com o sentimento de que há ainda muito por fazer, mas que deixo um legado de ações, conquistas e avanços para nosso seguimento e principalmente para as pessoas.

Gustavo Nascimento é empresário no setor de materiais para construção,  diretor da Acomac/MT e da Anamaco.

Email: gustavo@gusmanmt.com.br

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS