A imprensa tem como premissa básica, levar às pessoas, informações precisas, seguras e confiáveis. A imprensa livre, é um dos requisitos essenciais para a formação e manutenção do Estado Democrático de Direito.
Nem por isso, devemos usá-la como massa de manobra, através de veiculação de notícias infundadas, improcedentes, Fake News e por aí vai. Apenas e tão somente, objetivando atacar, desgastar e descaracterizar um governo eleito democraticamente, presidente Jair Messias Bolsonaro, tendo como objetivo central, o derretimento do seu governo.
Quem tem feito isso sistematicamente é a toda poderosa, emissora televisiva, que desde 2018, quando então assumiu o governo Jair Bolsonaro; a partir desse momento, iniciaram um processo de perseguição assumida e sistemática, principalmente em seus jornais televisivos, tendo como âncora do mesmo Willian Bonner, o mesmo, tem passado cada saia justa. Não falei calça apertada, esse apelido, é de outro personagem.
Esse grande apresentador televisivo, por quem nutria admiração, na acepção da palavra, em função do seu trabalho como apresentador.
Hoje, o mesmo virou nas redes sociais motivo de chacota e gozação, em função de falas falsas em rede nacional, fora de contextualização usando como forma de persuasão para com o telespectador o cometimento de “barriga”, que no jornalismo trata-se da publicação de um fato falso, por falta de checagem, sem a intenção de enganar o leitor ou o telespectador.
Neste caso especifico é intencional sim; pois quando ele faz a correção da fala, milhões de brasileiros que já ouviram a informação anterior deturpada, e quando ele faz a errata da sua fala, poucas pessoas conseguem visualizar ou ouvir essa correção, dessa forma, eles estão na verdade desinformando.
Vamos pegar apenas um desses casos fatídicos, imorais, tendenciosos e vergonhosos, como são tantas encenações da todo poderosa; vamos elencar a mais fatídica e vergonhosa, que não envolve apenas o âncora Willian Bonner, como também outros atores globais desse jornal televisivo.
Eu não sei se chamo de bancada do Jornal Nacional, ou de palco, pois os apresentadores agem como verdadeiros atores, principalmente quando são noticias adversar ao presidente eleito democraticamente, Jair Messias Bolsonaro.
Vamos a uma dessas pérolas; de forma fúnebre, quase chorando com a voz embasbacada o apresentador global William Bonner diz “O presidente, Jair Bolsonaro, e seu ministro, Ernesto Araújo, minaram as relações com a China e a Índia”
Como em um verdadeiro palco de teatro continua “Neste momento, o Brasil depende da Índia para receber vacinas, e depende da China para receber matéria-prima de vacinas. Não é uma situação confortável por causa dos rumos que o governo Bolsonaro deu à nossa diplomacia”, o apresentador ator, discorreu isso como se tivesse acontecido a terceira guerra mundial, quase chorou.
Em seguida vem o desmentido, a crise diplomática propalada pela Rede Globo, foi imediatamente negada pelo chanceler brasileiro.
Para tristeza dessa emissora televisiva, jogando uma pá de cal nesse assunto, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, enalteceu nas redes sociais a parceria entre os dois países, que, na visão dele, será “uma das definidoras deste século”, na verdade, o embaixador mandou um simples recado para o apresentador tendencioso, Willian Bonner, para que o mesmo, calasse sua boca. Ai, o apresentador em questão fica bravo quando o presidente Bolsonaro o chama de “mentiroso” e cara de “pastel”, palavras, proferidas pelo presidente da República.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
Dino
Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2021, 18h41MOREIRA
Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2021, 15h48Val?ria
Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2021, 10h09