Um Batalhão de Polícia Militar especializado em radiopatrulhamento tático, que através dos anos aperfeiçoou a doutrina desse método de policiamento.
O patrulhamento tático começou na década de 60 no Estado de São Paulo e até os dias atuais tem causado grande efeito no combate à criminalidade.
Em Mato Grosso, a história do radiopatrulhamento teve início com a Companhia de Polícia de Radiopatrulha, que foi originada a partir do Pelotão de Radiopatrulha da Companhia Policial Integrada, pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar, ativada desde 1º de outubro de 1973.
No ano de 1977 este Pelotão passou à Companhia Independente, ou seja, deixou de ser subordinado ao 1º Batalhão de Polícia Militar, passando a responder diretamente ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), tendo com isso uma área de atuação mais ampla em Cuiabá e Várzea Grande.
Em 1983 foi criado o Serviço de Apoio à Repressão Armada (SARA), que tinha como missão o apoio ao serviço de radiopatrulhamento no combate ao crime, realizando um policiamento mais enérgico, sendo desativado em 1988.
Em 1994 o Comandante-Geral da PMMT reativou o SARA, com subordinação operacional ao Comandante do Policiamento da Capital.
Em 1996 o SARA foi extinto e incorporado ao Comando de Operações Especiais (COE), tendo como atribuições policiamento de choque e operações especiais.
Com o crescente número de assaltos na região da Grande Cuiabá, houve a necessidade de criação de uma tropa de radiopatrulhamento que atuaria no apoio ao policiamento, na área do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
O Comandante da PMMT criou a ROTAM em junho do ano de 2001, que na época tinha a seguinte denominação ‘Ronda Ostensiva Tático Metropolitana’, tropa exclusivamente operacional com a missão de desenvolver o policiamento na modalidade de radiopatrulhamento com ações atendendo em planos de policiamento, desenvolvidos nas áreas de atuação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), de acordo com as características de cada região.
Atualmente a ROTAM é uma unidade denominada Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel, subordinado ao Comando Especializado (CESP) da Polícia Militar de Mato Grosso, tendo como principal missão o apoio a todas unidades da PMMT.