Uma mulher, identificada como Maria Ciane Fontinelles, de 42 anos, foi presa no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro durante uma operação conjunta entre as Polícias Civis de Mato Grosso e da capital fluminense, nesta terça-feira (30). Outras duas criminosas, identificadas como Dandara Solana Fontinelles Ferreira (filha de Maria) e Maritssa Ingridy da Silva Rodrigues, são consideradas foragidas e estão sendo procuradas nos dois estados. Elas são investigadas pelos crimes de tráfico, homicídios e organização criminosa na região de Sorriso (420 km de Cuiabá).
Durante os trabalhos investigativos da força-tarefa instituída pela Polícia Civil para atuar no combate aos crimes ocorridos em Sorriso e por meio de levantamentos e troca de informações entre agências de inteligência, foi constatado que a investigada, Maria Fontinelles havia deixado Mato Grosso e estava escondida em uma das comunidades dominadas pelo tráfico de drogas e comandadas pela facção Comando Vermelho (CV) na capital fluminense.
De lá, ela estava dando ordens para a prática de crimes na região norte de Mato Grosso, inclusive participando do "Tribunal do Crime", dando ordens de execução na região. Ela é mãe de Dandara Solana Fontinelles Ferreira que, conforme apurado pelo FOLHAMAX, se identifica como uma pequena empresária do ramo de turismo na Cidade Maravilhosa. A jovem abriu um registro de MEI (microempreendedora individual) no bairro da Gávea, no dia 10 deste mês.
Maria Fontinelles teve a prisão definitiva decretada pela 2ª Vara Criminal de Sorriso pelos crimes de corrupção ativa e tráfico de drogas. As outras duas mulheres também são procuradas pela Polícia Civil de Mato Grosso por crimes como tráfico de drogas, homicídios e integrar organização criminosa na cidade que foi considerada a sexta mais violenta do país, conforme o 17ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.
Informações que possam levar ao paradeiro das foragidas Dandara Solana Fontinelles Ferreira e Maritssa Ingridy da Silva Rodrigues podem ser encaminhadas aos números de denúncia da Polícia Civil, com sigilo resguardado: (65) 99632-3180 / (66) 99623-3029 ou no 197.
Força-tarefa
Atualmente Sorriso, considerada a "Capital do Agronegócio", vive em meio à guerra de três facções: Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Tropa do Castelar. Foi instituída uma força-tarefa pela Diretoria-Geral da Polícia Civil para atuar diretamente no combate a crimes ocorridos na região norte do estado, em decorrência de uma pontual disputa entre grupos criminosos na cidade.
A força-tarefa é composta por policiais da Delegacia Regional de Sinop, Delegacia de Sorriso, Gerência de Operações Especiais, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Entorpecentes e Diretoria de Inteligência.