Em menos de 48 horas, as investigações da Polícia Civil de Mato Grosso levaram à identificação de pelo menos oito suspeitos de envolvimento no roubo à agência do Sicredi em Brasnorte. As prisões foram realizadas durante diligências ininterruptas no fim de semana.
As investigações continuam para identificar outros possíveis participantes, enquanto a Polícia aguarda laudos periciais que devem fortalecer as provas e embasar o encerramento do inquérito com os devidos indiciamentos. Seis integrantes do grupo foram presos em Vilhena (RO), e dois em Brasnorte.
Todos foram autuados em flagrante pelos crimes roubo majorado, associação criminosa armada e sequestro. Eles também são investigados pelos roubos dos veículos usados na ação criminosa.
O rápido trabalho investigativo também resultou nas apreensões dos veículos, um automóvel modelo HB20 utilizado para dar apoio, e uma camionete Hilux roubada e utilizada diretamente para executar o roubo. Outro carro, modelo Ford KA, utilizado no roubo da camionete Hilux empregada no roubo do Sicredi, foi encontrado abandonado e incendiado.
No dia 31 de julho, quatro homens armados adentraram à agência bancária do Sicredi e subtraíram certa quantia em dinheiro. Na sequência os criminosos fugiram em uma camionete Hilux levando dois reféns.
Posteriormente, o veículo foi encontrado abandonado em área de mata, conhecida como torre, com indícios de que vários veículos haviam transitado pelo local, iniciando o cerco policial. Por meio de diligências e análises sistemáticas das informações do local do fato, foi possível obter dados relevantes para o êxito da ação.
Examinando as imagens das câmeras do banco e de endereços próximos, foi descoberto primeiramente que a camionete Hilux usada no ataque havia sido subtraída dias antes, na residência de um idoso, de 81 anos, praticado por indivíduos no carro Ford KA, encontrado depois incendiado. Também foi apurado que um automóvel Hyundai HB20 teria transitado na região de Brasnorte de forma suspeita, e no mesmo dia depois do roubo, seguiu com vários ocupantes para Rondônia.
Diante dos fatos os policiais civis descolaram-se para o Estado vizinho, e com apoio das Polícia Civil de Rondônia, identificaram a circulação do HB20 com frequência nas imediações da rodoviária de Vilhena. Em seguida foi descoberto o imóvel no bairro Cristo Rei, em Vilhena, onde os suspeitos foram surpreendidos em flagrante.
Na ocasião, dois deles também assumiram o roubo da camionete Hilux na casa do idoso. Simultaneamente, na cidade de Brasnorte, os outros dois envolvidos que trabalham como empresários no município, foram identificados pela participação no roubo ao banco e também presos em flagrante.
Na residência de um deles foi apreendida uma arma de fogo com registro vencido, além de bandoleiras (utilizadas em armas longas) e dois pares de botas localizadas em um saco de lixo na área frontal da casa, similares às utilizadas pelos autores do crime na agência. Participaram das ações equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), das Delegacias da Regional de Tangará da Serra, Diretoria de Inteligência, com apoio essencial do Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer) e da Polícia Civil de Rondônia.
Cuiabano
Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 14h18