A empresa transportadora de defensivos agrícolas de Sorriso, médio-norte do estado, informou, nesta terça-feira (11), que o incêndio que atingiu o armazém consumiu um volume baixo de defensivos agrícolas. Em nota, a empresa ainda disse que os produtos estavam armazenados naquele local temporariamente.
Anteriormente, a empresa havia informado que, no local que pegou fogo, estavam apenas sementes e produtos não classificados. Já os produtos químicos estavam a mais de 50 metros de distância do armazém. Porém, posteriormente, confirmou a presença dos defensivos agrícolas.
"Por uma questão de segurança, tivemos acesso ao local do incêndio ontem, após liberação das autoridades, a fim de iniciar o balanço dos estoques afetados. Auferimos que foi atingido um volume baixo de defensivos que estavam temporariamente em uma área de embarque e desembarque, próximos da área atingida, em uma zona de transição e crossdocking", informou. Leia a nota completa ao final da reportagem.
Ainda conforme a empresa, brigadistas e profissionais da empresa trabalham no rescaldo e na limpeza do local. As causas do incêndio ainda são investigadas.
O fogo começou no sábado (8) e destruiu todo o galpão de 3 mil m², onde havia sementes e produtos não classificados, segundo a empresa. A substância contida na fumaça fez a Defesa Civil emitir um alerta à população para que permanecesses em casa com janelas e portas fechadas para evitar intoxicação.
Na segunda-feira (10), uma análise preliminar da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apontou que as chamas consumiram vários defensivos agrícolas armazenados no galpão. Ao g1, a perita criminal Aline Vieira Rodrigues informou que os produtos encontrados queimados eram de faixa azul e amarela, o que indica que eram moderadamente ou pouco tóxicos.
"São produtos como carbendazim, atrazina, glifosato e fertilizante mineral misto", afirmou.
Por conta do vento e da chuva na região, a fumaça se dispersou. Contudo, ao menos 15 pessoas procuraram uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com problemas respiratórios e sintomas leves, como náuseas e dor de cabeça.
Nove bombeiros que atuaram no combate às chamas também passaram por atendimento médico, sendo que um deles passou mal e precisou ficar de repouso, enquanto os outros oito foram atendidos de forma preventiva, conforme a corporação.
Todos foram medicados e liberados, segundo a prefeitura. O Corpo de Bombeiros ainda orientou a população a procurar uma UPA sob qualquer sintoma de intoxicação.
O combate às chamas contou com uma força-tarefa de 48 pessoas, sendo 34 do Corpo de Bombeiros e 14 voluntários, com apoio de 14 viaturas e três pás-carregadeiras.
Nota da empresa
Sorriso/MT, 11 de outubro de 2022
Sobre o incêndio que atingiu uma de nossas operações na cidade de Sorriso/MT no último final de semana, informamos que, por uma questão de segurança, tivemos acesso ao local do incêndio ontem, após liberação das autoridades, a fim de iniciar o balanço dos estoques afetados.
Em conformidade com nota anteriormente divulgada, não houve nenhum dano ao armazém principal, de defensivos agrícolas, que mantém uma distância maior de 50 metros do armazém atingido, de sementes. Além de sementes e produtos não classificados, auferimos que foi atingido um volume baixo de defensivos que estavam temporariamente em uma área de embarque e desembarque, próximos da área atingida, em uma zona de transição e crossdocking.
Permanecem no local as equipes de HSE (Health, Safety and Environment) e alguns brigadistas, que seguem efetuando os trabalhos ainda necessários de rescaldo e limpeza da área afetada. Este trabalho deve durar alguns dias ainda.
Já as operações do armazém principal, que está intacto, estão normalizadas. Novamente agradecemos o trabalho e a dedicação das autoridades competentes e as manifestações de solidariedade de toda a comunidade Sorrisiensse e do Agronegócio.
Novas informações serão atualizadas por meio da investigação detalhada das causas, que está em andamento.