Um adolescente de 14 anos, aluno do 7º ano da Escola Adventista Centro América, em Cuiabá, é suspeito de ter criado ‘deepnudes’ de pelo menos 35 alunas da mesma unidade estudantil. Nas imagens, criadas com ferramentas de inteligência artificial, o estudante teria utilizado o rosto das menores de idade e inserido corpos de mulheres nuas, manipulando as fotografias.
A denúncia foi feita por mães de um grupo de 35 alunas da escola particular, que se reuniram e denunciaram as montagens feitas através de inteligência artificial, chamadas de ‘deepnudes’. De acordo com as vítimas, em um primeiro momento, o caso foi denunciado para a direção da unidade escolar.
Como não houve uma postura de punição imediata, as mães optaram por registrar boletins de ocorrência junto a Polícia Judiciária Civil. Segundo investigações, o responsável pela manipulação das imagens teria sido um aluno do 7º ano da escola, que tem 14 anos e não teve a identidade revelada.
Ele teria sido o responsável por criar e fazer a divulgação dos nudes falsos entre os colegas de escola. Até mesmo professoras foram vítimas das montagens e as imagens teriam começado a se espalhar entre os alunos no início de agosto. Familiares das menores, no entanto, só tomaram conhecimento do caso na última quinta-feira (19).
Inicialmente, a direção da escola informou que resolveria a questão internamente e identificaria os alunos envolvidos, deixando para informar os responsáveis após a elucidação do caso. Após a proporção do caso ter se espalhado, a Escola Adventista Centro América teria proibido o uso de telefones celulares na unidade e que os autores do crime seriam expulsos. O caso está sendo investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
NOTA DA ESCOLA
Prezada comunidade escolar,
Desde ontem (19), nosso colégio foi informado sobre um caso de cyberbullying envolvendo alguns de nossos alunos do fundamental 2 e Ensino Médio. É de nossa responsabilidade garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos, e, por isso, estamos tratando a situação com a máxima seriedade.
A comissão de ética e disciplina realizou nesta tarde (20), uma reunião, onde foi discutido os fatos coletados e foi tomada as decisões adequadas, dentro do código de ética, para lidar com este incidente. É fundamental que cada passo tomado vise a proteção e bem-estar dos nossos alunos.
Gostaríamos de assegurar que os pais dos alunos diretamente envolvidos serão notificados até a próxima segunda-feira (23) sobre as medidas que serão adotadas. Para aqueles que não possuem provas concretas de envolvimento neste caso, continuaremos averiguando para confirmar qual a participação dos nomes apresentados.
Diante disto, recomendamos verificar os celulares dos filhos com quem eles conversam e os conteúdos que estão acessando. A partir de segunda-feira (23) seremos mais rígidos com o uso do celular por alunos e se preciso for, recolheremos para entregar para os responsáveis.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos, e reiteramos nosso compromisso em promover um ambiente saudável e respeitoso em nossa comunidade escolar.
Atenciosamente,
Daniel Pereira Santos Junior
Diretor Geral do Colégio Centro América.
20.09.2024
ANTONIO
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 14h45APOLINARIO USKNOV
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 10h03Janilson
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 09h18REIS
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 08h27Maria Auxiliadora
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 07h43Carla evangélica
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 06h44Pastor Jim Jones
Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024, 06h41JOSEH
Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024, 20h55DANILÃO
Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024, 19h51