Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde desta quarta-feira (25) na cidade de Nova Mutum. As chamas atingiram uma propriedade rural e destruíram, além da lavoura, um trator.
Após três horas, o Corpo de Bombeiros, brigadistas e agricultores conseguiram controlar o incêndio. Porém, cerca de 500 hectares de lavoura de milho, parte dela já colhida, havia sido destruído.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros o incêndio foi registrado, por volta das 13h30min. Ao chegar no local do incêndio, foi verificado que o fogo já estava se alastrando pela palha do milho e lavoura. No local, vários produtores e funcionários atuavam no combate, contando com apoio de uma aeronave da fazenda Mãe Margarida, além de vários tratores e caminhões pipa da região.
Os militares do CBMMT realizaram, então, a orientação e definição da estratégia para maior efetividade no controle do incêndio. Foram realizados 8 sobrevoos com combate direto ao foco, sendo o incêndio debelado após aproximadamente 3 horas de combate. O incêndio teve origem, segundo o proprietário, nas margens da rodovia MT-235 e quando observaram, o fogo já estava alastrando em direção a sede da fazenda.
As chamas danificaram um trator que estava empenhado no combate, aproximadamente 300 hectares de milho que estava sem colher e 200 hectares de lavoura já colhida (palha de milho). A rápida ação e total empenho do pessoal empregado impediu que o incêndio causasse maiores prejuízos para o proprietário da fazenda atingida, além de evitar que as chamas se alastrassem para as demais fazendas vizinhas e áreas de preservação ambiental.
Foi necessários acionar apoio das guarnições da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) e da Sala de Situação do Comando Regional III (CRBM-III), que imediatamente acionou uma aeronave da Base Aérea de Combate aos Incêndios Florestais do município de Sorriso para auxiliar na ocorrência.