O setor do turismo em Alta Floresta (distante 850 quilômetros de Cuiabá), região norte de Mato Grosso, se diferencia das demais cidades por oferecer turismo de negócio, de contemplação da natureza e de pesca. Segundo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Doglas Luiz Arisi, o fortalecimento do turismo tem recebido apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Romoaldo Junior (PMDB), liderança local.
“Alta Floresta é uma das cidades de Mato Grosso que o turista encontra uma vasta riqueza natural. Então, temos que apostar nesse potencial para alavancar a economia do município, sem esquecer dos demais setores”, afirmou Romoaldo Junior.
De acordo com o secretário, o turismo conta com o apoio de Romoaldo Junior a partir de emenda parlamentar para a ampliação de pavimentação asfáltica nos pontos turísticos e a liberação para operação de novas empresas aéreas, que vão ampliar o número de vôos entre a cidade e a capital.
“Essas iniciativas atraem mais turistas à nossa cidade, que já é diferenciada neste setor que oferece turismo de negócios, alem de pesca e ecoturismo”, disse Doglas.
Ultimamente, o município ganhou destaque nacional com um grande número de participantes na Caminhada à Natureza (com percurso de 9,3 quilômetros) sendo considerada a maior participação de adeptos no Brasil. Mas, é no turismo de pesca que Alta Floresta chama atenção nacional e internacional.
“A maioria que procura a pesca no município é turista de São Paulo, Minas (Gerais), além de vários países como o Japão”, destacou o secretário.
O turismo se intensificou devido à infraestrutura destinada aos turistas. Alta Floresta conta com diversas pousadas e hotéis que têm avaliação positiva da mídia internacional.