Um homem foi baleado na perna em Várzea Grande durante as diligências da "Operação Ponto Final", da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) na manhã desta quarta-feira (13) após ser confundido com um dos alvos da ação policial. A ação cumpre 37 mandados judiciais contra membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) envolvidos em crimes de tráfico de drogas, comércio de armas e homicídios tentados e consumados em Nova Mutum, Cuiabá e Várzea Grande.
As equipes estavam no encalço de A.K.D.E, integrante do PCC. No entanto, as equipes constataram que o homem ferido se tratava de J.N.S.J, que não é alvo de mandado de prisão.
A confusa na ação ocorreu num apartamento no condomínio Chapada do Poente no bairro Nova Várzea Grande, em Várzea Grande. Segundo informações apuradas por FOLHAMAX, o homem, de acordo com os policiais civis, não obedeceu às ordens claras de "colocar as mãos na cabeça" e, ao invés de seguir as instruções dos agentes, investiu contra a equipe, que revidou com tiros.
O homem foi baleado na perna e imediatamente socorrido e encaminhado ao pronto-socorro de Várzea Grande para receber cuidados médicos. J.N.S.J. encontra-se internado e estabilizado na unidade de pronto atendimento sem perigo de morte. "A Polícia Civil de Mato Grosso esclarece que durante cumprimento de 37 mandados judiciais da Operação Ponto Final, deflagrada nesta quarta-feira (13.11), uma pessoa foi atingida por um disparo de arma de fogo na cidade de Várzea Grande, ao se opor à ação e avançar contra um dos policiais.Imediatamente, a pessoa foi socorrida, encaminhada para atendimento médico e está fora de risco", informou a PJC.
PONTO FINAL
Entre as ordens judiciais cumpridas, estão 17 mandados de busca e apreensão domiciliar e 20 mandados de prisão preventiva. Até o momento, foram cumpridos 16 mandados de prisão e outras seis pessoas foram presas em situação de flagrante.
Os alvos estão ligados a uma das organizações criminosas que têm promovido a prática desses crimes na cidade de Nova Mutum. As investigações conduzidas pela Derf de Nova Mutum levaram ao esclarecimento de quatro homicídios qualificados consumados e quatro tentativas de homicídios qualificados, além da elucidação de como o tráfico de entorpecentes vinha sendo realizado, de quem integra a organização criminosa e do comércio de armas de fogo.
Os trabalhos resultaram na conclusão de 11 inquéritos policiais e indiciamento de inúmeras pessoas. Entre elas, estão lideranças que residem nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, de onde vêm as ordens para a prática dos delitos. Na região metropolitana, uma das equipes da Derf-NM, coordenada pelo delegado Guilherme Pompeo Pimenta Negri, realizou buscas em seis endereços e deu cumprimento a mandados de prisão. O trabalho contou com apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Gerência de Operações Especiais (GOE).
Na cidade de Nova Mutum, outra equipe da Derf-NM, coordenada pelo delegado Rodrigo Rufato, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliares, com apoio das Delegacias de Polícia de Nova Mutum, da Seção Especializada de Defesa da Mulher de Nova Mutum, da Delegacia Regional de Nova Mutum, além das Delegacias de Tapurah, Lucas do Rio Verde, Arenápolis, Nortelândia, São José do Rio Claro e Diamantino.
Durante as buscas, foram apreendidas cinco armas de fogo (dentre revólveres e pistolas de diversos calibres), além de várias porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína. Contra o principal alvo, líder da organização criminosa, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de entorpecentes, quatro tentativas de homicídios qualificados e três homicídios qualificados consumados, além de sua prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo. As equipes também contaram com o auxílio de profissionais da Diretoria de Inteligência e do Núcleo de Inteligência de Nova Mutum.
Agostinho Carrara
Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2024, 23h52Engenheiro revoltado
Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2024, 14h18FRANCISCO
Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2024, 10h01ANA CLAUDIA DO VAL OLIVEIRA
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 22h44Victor Hugo
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 21h52Juliano
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 20h45Rubens Tadeu Reynaud
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 16h27URSULA
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 16h01ANTONIO
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 15h07Fábio
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 14h45ADELMO BARROS
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 14h13Mauro
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 13h17Eugène Terre'Blanche
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024, 13h04