Assaltantes de bancos têm adotado a modalidade 'Guarda-Chuva' para evitar a identificação pelas imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos. Conforme dados da Polícia Civil, nos últimos dois anos, foram registrados 12 ataques a cofres de agências bancárias em Mato Grosso. Porém, de acordo com a polícia, os bancos têm investido em equipamentos de segurança com vistas a reduzir esse tipo de crime.
Apenas quatro dessas tentativas de arrombamento de cofres foram concretizadas, pois os bancos instalaram alarmes de segurança nos equipamentos. O último ataque ocorreu em Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital, na madrugada desta segunda-feira (17). O grupo quebrou a parede dos fundos do banco, porém, desistiu do furto depois que o alarme de segurança disparou.
Já em dezembro do ano passado, quatro homens invadiram uma agência bancária localizada na Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, durante a madrugada. Porém, no momento em que tentavam arrombar o cofre do banco, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e, ao ouvirem o barulho da sirene da viatura, os assaltantes fugiram do local. Eles abandonaram as ferramentas utilizadas no crime e não foram presos.
Em um dos casos, a polícia conseguiu prender três suspeitos de tentar arrombar o cofre de uma agência bancária no Centro de Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá. O crime foi registrado no último dia 30 e os criminosos foram detidos momentos depois do crime, quanto tentavam fugir da polícia. Um dos assaltantes, de acordo com a Polícia Civil, trabalha em uma empresa de manutenção de portas giratórias e de circuito interno de segurança. Inclusive, um dos veículos utilizados para cometer o crime pertencia à empresa que ele trabalhava.
Imagens do circuito interno de segurança flagraram o momento que a quadrilha entrou no prédio. Eles entraram à noite pelo banheiro e abriram um buraco na sala do cofre. Um homem engatinhou até chegar ao cofre, enquanto outro assaltante abre um guarda-sol na altura da câmera e do sensor que disparia o alarme.