Quatro homens, não identificados, foram presos por se passarem por membros do Conselho Federal Parlamentar (Confepe) na sede da Prefeitura de Alto Floresta (700 KM de Cuiabá), na manhã desta quinta-feira (03). Eles chegaram a passar por uma reunião com o secretário de Finanças do município, Carlos do Nascimento, no gabinete do prefeito Chico Gamba (UB).
Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar realizou as prisões por volta das 10h15, após receberem a informação de que quatro suspeitos chegaram no Quartel do 9° Comando Regional apresentando-se como membros do "Conselho Federal Parlamentar", ligados ao Ministério da Justiça, em Brasília-DF. Eles haviam ido à sede do Poder Executivo na tarde do dia anterior, com carteieas de delegado e procurador federal, sendo que usavam camisetas pretas com brasões da República e distintivos que aparentavam exercerem funções públicas.
Além disso, utilizavam uma viatura caracterizada semelhante à Polícia Federal, equipada com giroflex e sirene. Após desconfiança gerada acerca da origem dos suspeitos, a Agência Regional de Inteligência constatou que o "Conselho Federal Parlamentar" trata-se, na verdade, de uma entidade de direito privado sem qualquer vínculo com o Ministério da Justiça ou a Administração Pública Federal.
As equipes se dirigiram à Prefeitura e realizaram a prisão do quarteto durante uma reunião com o secretário de Finanças no gabinete do prefeito. Os suspeitos, juntamente com os materiais e o veículo, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) para as providências cabíveis.
Eles podem responder por usurpação de função pública, falsidade ideológica, falsificação de selo e símbolos públicos, além de associação criminosa.
Velho Juvenal
Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, 18h59