Ana Clara Jacobowski, filha do empresário e produtor rural Adelar Mateus Jacobowski, de 55 anos, informou por meio das redes sociais que o pai e o tio dela, Valdir Roque Jacobowski, de 52 anos, sobreviventes do acidente com um avião biotor em Cuiabá, estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital. Adelar é dono King Air C90GTI, que caiu durante uma pane na decolagem no aeródromo do Grupo Bom Futuro, em Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (4).
Após a queda, os irmãos conseguiram sair rapidamente pela porta da aeronave se abriu sozinha com o impacto. Em seguida, aeronave foi tomada pelo fogo que matou o piloto Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, e Juan José Jaramillo, de 58 anos, que trabalhava na obra de ampliação do local.
No Instagram, Ana Clara lamentou as mortes ocorridas em decorrência da explosão e também pediu orações para a melhora do pai e do tio. “Ainda não associamos esse milagre! Obrigada meu Deus. Ao comodante Fernando, nossa eterna gratidão por fazer o seu melhor para preservar a vida do meu pai e do meu tio. Peço oração para que a recuperação do meu pai e do meu tio seja breve e que ambos saiam da UTI da melhor maneia possível”, escreveu.
Após o acidente, Adelar e Valdir foram conduzidos pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) até o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ainda na noite quarta-feira, Eraí gravou um vídeo dentro de um hospital com os ocupantes, que afirmaram estar bem. "Está tudo bem. Só estamos passando por um check-up aqui, mas está tudo certo", declarou ela.
Um vídeo do circuito de monitoramento mostrou o momento exato do acidente. Nas imagens, é possível ver o avião em posição diagonal. A asa esquerda atinge o asfalto e, em alta velocidade, já coberto por fumaça, se dirige ao hangar e explode. Informações preliminares indicam que o avião sofreu falha em um dos motores ao decolar do aeroporto.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está investigando as causas do acidente. A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também informou que abriu inquérito para investigar as mortes no trágico acidente.
FRANCISCO
Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2023, 08h58Cidão marques
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023, 12h15