Política Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 22h:32 | Atualizado:

Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 22h:32 | Atualizado:

EFEITO VICE

Abilio aconselha secretariado: "tem que respeitar vereador"

Prefeito lembra que parlamentares devem fiscalizar Executivo

ALEXANDRA LOPES e BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vania rosa e abilio.jpg

 

Após a exoneração da vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo) do cargo de secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), motivada por uma troca de farpas entre a ex-gestora e a presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), convocou uma reunião para orientar seu secretariado a manter uma boa relação com o Parlamento cuiabano, quer seja recebendo os vereadores em seus gabinetes ou indo até a Câmara prestar esclarecimentos. A reunião orientativa, citada por Abilio, ocorreu nesta segunda-feira (11), quatro dias após a demissão de Vânia do comando da Semob.

No encontro, o prefeito afirmou que não tolerará que vereadores sejam destratados ou sofram qualquer tipo de agressão por parte do staff municipal. “Fiz reunião hoje com todos eles e falei que existem três formas de responder aos vereadores. Uma delas é os recebendo em seus gabinetes, o que é mais adequado, pois eles são legítimos representantes do povo, eleitos para exercer essa função. É muito mais respeitoso receber o vereador, o deputado, as autoridades, e depois dar a resposta adequada para essas pessoas. Não se deve destratar um vereador, um presidente de bairro ou qualquer representante da sociedade. Tem que atender e atender bem. Orientei os secretários que, se não receberem o vereador no próprio gabinete, poderão recebê-lo junto comigo. Provavelmente, eu mesmo receberei o vereador e chamarei o secretário para estar presente, ou ele poderá ser convidado ou convocado para responder na Câmara. Mas vai aprender a respeitar o vereador, as autoridades e o Parlamento", explicpu

Abilio ainda destacou a relação hamônica com o Legislativo. "O Parlamento tem sido parceiro do Executivo. Não admito nenhum tipo de agressão por parte de secretário. Existe base, existe oposição, mas eu mesmo trato disso pessoalmente, indo à Câmara sempre que possível, e acredito que todos os secretários também já foram. Hoje, reforçamos isso pra manter uma boa relação com o Parlamento”, afirmou.

Essa é a 12ª mudança na gestão de Abilio Brunini. A exoneração de Vânia ocorreu após uma visita frustrada de Paula Calil à sede da Semob, quando a presidente da Câmara alegou não ter sido recebida pela vice-prefeita para tratar de pautas da Pasta — episódio que gerou forte insatisfação entre parlamentares.

Questionado sobre as mudanças no secretariado, Abilio disse que pode decidir trocar gestores a qualquer momento, já que todos ocupam cargos de livre nomeação, mas ressaltou que não é uma atitude que gosta de tomar. “Não tenho interesse ou benefício algum em trocar secretários, muito pelo contrário. Mas acredito que tenho a responsabilidade de analisar o que precisa ser feito para melhorar os serviços de Cuiabá. Às vezes, um secretário é excelente em determinada área, mas podemos ter outra pessoa com capacidade para desenvolver outra função. A doutora Lúcia, por exemplo, é uma excelente médica pediatra e promoveu diversos avanços na Secretaria de Saúde de Cuiabá. Contudo, a Daniela Carmona tem nos ajudado em outras áreas, principalmente nas UPAs, onde conseguimos melhorar o serviço e dar maior vazão à demanda hospitalar”, concluiu.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet