O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), negou que tenha interferido na composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores, que definiu a sua esposa e primeira-dama, Samantha Iris (PL), como presidente. O chefe do Palácio Alencastro apontou que a escolha foi feita pelos próprios parlamentares da Casa e que sua companheira possui todas as condições de comandar o colegiado.
A CCJ é a Comissão responsável por respaldar constitucionalmente os projetos de lei e demais proposituras apresentadas pelos vereadores na Câmara Municipal de Cuiabá. Cabe aos seus integrantes avaliar a legalidade e a constitucionalidade dos textos propostos pelos parlamentares da Casa.
“Ela faz parte do Poder Legislativo e tem o direito de ocupar os espaços dela lá. Será que ela não pode exercer nenhuma atividade porque é minha esposa? Isso não seria justo nem com ela, nem com nenhum vereador. Foi eleita, tem o direito de lutar pelos espaços dela. A decisão de quem ocuparia a CCJR foi dos vereadores, e eu nem estava lá. Estava aqui com vocês. Então não podem dizer que pressionei ninguém”, afirmou.
A escolha de Samantha Iris para a presidência facilita, de certa forma, as proposituras enviadas pelo marido da vereadora, que na condiação de prefeito não encontrará obstáculos na Comissão. Além da primeira-dama, farão parte da CCJ o vice-presidente Marcrean Santos (MDB), além do terceiro integrante da Comissão, o vereador novato Daniel Monteiro (Republicanos).
Foram escolhidos ainda, como suplentes, os vereadores Dilemário Alencar (UB), Cezinha Nascimento (UB) e Michelle Alencar (UB). Abílio Brunini, no entanto, disse que uma Comissão que será fundamental em sua gestão não será a CCJ, mas sim a de Finanças e Orçamento, que segundo o prefeito, impacta diretamente em sua administração.
“Estou preocupado com a Comissão de Finanças e Orçamento, porque isso impacta diretamente no nosso processo. E também com a Comissão de Administração, que é essencial para a reforma administrativa. Quanto mais cedo essas comissões forem estabelecidas, mais rápido podemos encaminhar nossos projetos, como a revogação da taxa de lixo e outros que estamos planejando”, completou.
Marcia
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 18h34Salvador de Oliveira Silva
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 15h30Maria Auxiliadora
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 15h23pedro
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 15h16Janilson
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 14h50Mário Figueiredo
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 14h13crítico
Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2025, 13h54