A 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a sentença que garantiu indenização por danos morais a Abilio Brunini, em uma ação contra o historiador Carlos Batista Alves Neto, conhecido como Carlito, que fez críticas a Brunini em seu canal no YouTube.
No vídeo em questão Carlito teria dito que o então deputado federal ‘já foi cassado por quebra de decoro parlamentar, tinha vários parentes como funcionários fantasma e chegou a ser denunciado por fazer supostamente da Igreja Assembleia de Deus um motel.
Na sentença a Justiça considerou que o conteúdo divulgado “extrapolou o direito de informação, de opinião, crítica” e que causou danos à imagem de Abilio. Carlito então foi condenado a pagar R$ 8 mil. O vídeo já foi excluído.
O historiador recorreu contra a sentença argumentando que não fez acusações diretas, que apenas reproduziu informações veiculadas na mídia.
A 2ª Turma Recursal pontuou, porém, que Carlito não buscou a confirmação dos fatos, sendo que compartilhou assuntos “sem interesse jornalístico”.
Benedito Carlos da Silva
Terça-Feira, 18 de Março de 2025, 06h44