Política Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 22h:38 | Atualizado:

Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 22h:38 | Atualizado:

NOVO MDB

"AL ficou pequena para Janaína", analisa presidente da AMM

Bortolin prevê dobradinha de Mauro e deputado ao enado

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

leonardo-janaina.jpeg

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em entrevista à Rádio Cultura FM, nesta terça-feira (13), Leonardo Bortolin (MDB), projetou um novo momento para o MDB de Mato Grosso com a chegada da deputada estadual Janaina Riva à presidência estadual do partido. A convenção que oficializará a posse está marcada para o próximo dia 21 de agosto.

Além disso, disse que a Assembleia Legislativa (ALMT) ficou pequena para a amiga, que deve disputar o Senado em 2026. Segundo Bortolin, a ascensão de Janaina representa não apenas uma renovação na condução partidária, mas também a definição de um posicionamento claro no campo da centro-direita, com alinhamento às principais lideranças nacionais da legenda, como o ex-presidente Michel Temer e o atual presidente do MDB nacional, Baleia Rossi. “A partir do momento que Janaina assumir o partido, ele se posiciona no centro-direita. Isso já é acordado com Michel Temer e Baleia Rossi”, garantiu.

O dirigente avalia que a prioridade do MDB para 2026 será a disputa ao Senado Federal, com a candidatura de Janaina Riva. Para ele, a parlamentar tem “totais condições” de conquistar uma das duas vagas que estarão em jogo. “A Assembleia Legislativa já ficou pequena para o tamanho do que a Janaina representa hoje em Mato Grosso. Em uma eleição de duas vagas, acredito muito que uma é dela”, afirmou.

Bortolin ressaltou que não vê sentido em antecipar conflitos políticos neste momento. Ele defende que a legenda mantenha diálogo aberto com diferentes atores e correntes políticas, inclusive com o governador Mauro Mendes (UB), de quem o MDB não é oposição. “Há muita gente que deseja votar na Janaina e no Mauro Mendes. Não é hora de afastar atores”, argumentou.

O presidente da AMM afirmou que, apesar de eventuais divergências públicas entre Janaina e o governo estadual, a relação institucional é positiva. “O MDB faz parte da base na Assembleia Legislativa e vota com o Governo, inclusive a Janaina. Os quatro deputados do partido são excelentes parlamentares e todos votam com as matérias do Executivo”, destacou.

Bortolin também citou a necessidade de articulação com lideranças de outros partidos que poderão disputar o governo em 2026, como o senador Wellington Fagundes (PL), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o senador Jaime Campos (UB). Segundo ele, o momento é de “costurar” alianças e evitar o isolamento.

Sobre o cenário nacional, Bortolin afirmou que não haverá divisões internas quanto ao apoio na disputa presidencial, destacando a importância de uma construção única na centro-direita. Ele disse acreditar que, se o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmar sua candidatura, não haverá espaço para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre na disputa. 

Ocorre que Bolsonaro está inelegível até 2030 por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, além de uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros em julho de 2022.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • 13/07

    Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025, 23h40
  • É, com certeza, a assembleia legislativa, ficou pequena para a sua quadrilha familiar de bolsicopatas, golpista, ladrões, etc, formada por José Riva Janaína Riva Janete Riva João Emanuel Welenthon Fagundes e Cia, roubar e assaltar os cofres públicos. Só mesmo numa cidade com Cuiabá e num estado bolsicopata, alucinógenos, ladrões, bandidos, golpistas e fdp, para votarem e elegerem esses lixos e esgotos.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet