Política Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019, 17h:12 | Atualizado:

Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019, 17h:12 | Atualizado:

FIM DA FARRA

AL regulamenta entrega de moções

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

assembleia (1).jpg

 

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a Resolução Administrativa nº 15/2019 que limita a entrega, anual, de moções por evento e de títulos de cidadania para cada um dos 24 parlamentares. A medida foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do último dia 11 de junho.

De acordo com a resolução, os deputados podem entregar no máximo 50 moções por evento e de até 35 títulos de cidadania. Este último atende o dispositivo do inciso VIII do artigo 171 da Resolução nº 677/2006.

Mas no início deste ano, a Mesa Diretora apresentou e os deputados aprovaram a Resolução Administrativa nº 003, de 13 de fevereiro de 2019. Nesse documento foi acrescentado o artigo 5-A, definindo nas sessões especiais e solenes, excepcionalmente durante as audiências públicas, só podem ser efetuadas a entrega de honrarias e homenagens aprovadas pela AL.      

Vale lembrar que na Resolução nº 003, aprovada no início do ano, a Mesa Diretora regulamentou a realização de audiências públicas e de sessões especiais requeridas pelos parlamentares. De acordo com o documento, o requerimento pedindo audiência pública ou sessão especial deve ser aprovado pelos deputados em Plenário. 

A resolução determina que os deputados podem fazer até seis audiências públicas na sede do Parlamento, e até três fora das dependências do Legislativo estadual. Ela define ainda que cada um dos deputados pode fazer até duas sessões especiais, sendo no máximo uma por semestre.

Mas caso a norma instituidora não regulamente a quantidade de honrarias a ser concedida, fica limitada a três por deputado estadual, a cada sessão legislativa. Porém se ficar definido que as honrarias serão entregues em sessão especial exclusiva, elas não poderão ser feitas em outro momento.  

Outra norma definida pela resolução é de as Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa serem as responsáveis, por exemplo, em analisar se não foi extrapolado o limite de números de honrarias.

As moções podem ser de solidariedade, congratulação, aplauso, louvor, repúdio, protesto, desagravo ou de pesar, e os deputados podem ainda fazer a entrega de títulos de cidadão.

Os deputados podem conceder sete tipos de honrarias. Elas são: medalhas, comendas, prêmios, diplomas, ordens, títulos e certificados. Para entregá-las aos homenageados, de acordo com a Resolução nº 15, os deputados têm que realizar uma sessão especial especifica.   





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Jo?o da Costa

    Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019, 19h48
  • Parar por que, se ainda tem tantos ilustres a serem condecorados, já que me parece que as ocupações de CMC e AL não tem nada pra nós oferecer em matéria de desenvolvimento e fiscalização do executivo dando a entender que estão fugindo de suas responsabilidades no parlamento. Horror puro.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet