Política Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 18h:01 | Atualizado:

Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 18h:01 | Atualizado:

RUMO AO SENADO

Após 24 anos, Wellington deixa Câmara em discurso emocionado

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

wellington-despedida.jpg

 

Emocionado, o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) fez o discurso de despedida da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira (18), após 24 anos consecutivos de trabalho na Casa.

O parlamentar lembrou que foram seis mandatos sucessivos como deputado federal. Em dois deles, inclusive este que agora se encerra, o povo de Mato Grosso conferiu a ele a maior votação que um deputado federal já teve no Estado. “Acredito que tais votações representam que trilhei o caminho correto, o caminho certo. Tenho a certeza de que até aqui, nesta Casa de Leis, dei o meu melhor, o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente”.

Wellington destacou que uma das ações que mais se orgulha foi a elaboração do Estatuto do Idoso, que hoje beneficia milhões de brasileiros que muito contribuíram e continuam a contribuir para o engrandecimento desta Nação. “Por onde andei, sempre demonstrei meu respeito pelos mais velhos e pude contribuir para uma vida melhor às pessoas da terceira idade também ao viabilizar recursos para centros de convivência, academias ao ar livre e outras obras de infraestrutura”.

E completou dizendo que “também tenho a consciência de que, assim como os nossos idosos merecem respeito, um país deve necessariamente dedicar atenção especial aos jovens, para ser uma Nação respeitada e próspera”.

Municipalista, Fagundes pontuou que sempre esteve presente nos municípios para viabilização de recursos e garantiu prosseguir esta luta para uma nova distribuição dos recursos tão concentrados no Governo Federal. “Sei a luta enfrentada pelos municípios brasileiros para conseguir garantir uma vida de qualidade aos seus moradores. Hoje, temos pela frente a tarefa de continuar esta luta, desta vez no Senado.

Confira a íntegra do discurso:

“SENHOR PRESIDENTE,

SENHORES DEPUTADOS

A vida é uma sucessão de ciclos e agora me preparo para começar um novo período. Ocupo esta tribuna hoje para uma despedida. Venho comunicar aos nobres pares, neste espaço a mim concedido, que a partir de fevereiro, estarei ocupando uma cadeira no Senado Federal, onde continuarei meu trabalho pelo povo de Mato Grosso.

Cheguei a esta Casa de Leis há 24 anos, quando me foi concedido pelo povo do meu querido Estado o primeiro mandato. Jovem idealista, fui convencido por lideranças de minha cidade a enfrentar uma disputa eleitoral quando sequer imaginava o que seria ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Lembro-me de ter chego em casa, lá em Rondonópolis, já tarde da noite, e de ter comunicado a minha esposa, Mariene, sobre a decisão de disputar o cargo de deputado federal. Sempre prudente, um esteio de minha vida, ela observou que a batalha que se apresentava requeria muita coragem, disposição e determinação, mas eu teria o apoio de toda a família. E foram essas palavras que me deram força para enfrentar este desafio.

E graças a Deus, coragem, disposição e determinação são três coisas que nunca me faltaram na vida – uma herança de minha família. Meu pai foi a pé da Bahia até Mato Grosso, enfrentando todos os tipos de adversidades pelo caminho. Chegando lá, construiu uma vida e uma família da qual tenho muito orgulho. Ele costumava dizer: quem não pode com o pote, não põe a rodilha na cabeça. Carregarei essa lição por toda a minha vida.

Aprendi muita coisa no primeiro mandato porque cheguei aqui, motivado pelo voto popular, certo de que poderia fazer muito para melhorar a vida do povo do meu Estado e de todo o país.

De lá para cá, foram seis mandatos consecutivos como deputado federal. Em dois mandatos, inclusive este que agora se encerra, o povo de Mato Grosso me conferiu a maior votação que um deputado federal já teve no Estado. Quero acreditar que tais votações representam que trilhei o caminho correto, o caminho certo.

E sempre tenho dito: essa confiança que os eleitores depositam em nós - só pode ser correspondida com muito trabalho.

E tenho a certeza de que até aqui, nesta Casa de Leis, dei o meu melhor, o melhor de mim, do meu esforço, da minha capacidade, em favor da minha gente.

Nos seis mandatos, uma das ações que mais me orgulho foi a elaboração do Estatuto do Idoso, que hoje beneficia milhões de brasileiros que muito contribuíram e continuam a contribuir para o engrandecimento desta Nação. Por onde andei, sempre demonstrei meu respeito pelos mais velhos e pude contribuir para uma vida melhor às pessoas da terceira idade ao viabilizar recursos para centros de convivência, academias ao ar livre e outras obras de infraestruturas.

Também tenho a consciência de que, assim como os nossos idosos merecem respeito, um país deve necessariamente dedicar atenção especial aos jovens, para ser uma nação respeitada e próspera. Como parlamentar, sempre procurei atuar para a ampliação das universidades federais e da implantação do curso de Medicina nos municípios de Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.

Além disso, sempre atuei para a instalação de institutos técnicos e outras estruturas educacionais que permitem a qualificação e a formação de uma mão-de-obra capaz de enfrentar o tão competitivo mercado de trabalho.

Mais que isso: atuei por um ensino de qualidade, que forma cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Municipalista, estive presente em cada uma das cidades, vilas e vilarejos de Mato Grosso ouvindo as reivindicações da população e de seus representantes. Sei a luta hoje enfrentada pelos municípios brasileiros para conseguir garantir uma vida de qualidade aos seus moradores. Sempre estive ao lado de prefeitos, vereadores e outras lideranças na luta para viabilização de recursos para escolas, creches, hospitais, obras de saneamento básico, pavimentação asfáltica e moradias populares. Hoje, temos pela frente a tarefa de continuar esta luta, desta vez no Senado, para uma nova distribuição dos recursos tão concentrados no Governo Federal.

E como represento, nesta casa, Mato Grosso, um Estado campeão em produtividade no campo, não poderia deixar de atender a uma das maiores demandas: os investimentos em infraestrutura de transportes. Investir em logística é garantir o escoamento de tudo o que é produzido em número recorde, todos os anos. Estive sempre presente no Ministério dos Transportes para mostrar a importância da pavimentação e duplicação de rodovias, construção de pontes, viadutos, novos aeroportos e na implantação de ferrovias e hidrovias. Estamos avançando nesse aspecto. Hoje, os investimentos crescem a cada ano, reduzindo um dos maiores gargalos da nossa economia.

Em reconhecimento a este trabalho que desempenho, fui convidado a assumir a presidência da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, temos discutido alternativas para o avanço desse segmento. A logística, como todos sabem, é fundamental para garantir um Brasil mais competitivo. Vou continuar trabalhando pelo fortalecimento desta frente.

Nesses 24 anos de mandato, vi Mato Grosso crescer, se desenvolver e tornar-se um dos mais importantes estados da Federação. Vi o Brasil se transformar em uma das mais fortes democracias do mundo. Um país que ocupa papel estratégico na América do Sul e se consolida como uma potência mundial.

Neste sentido, quero aqui destacar, o papel fundamental da Frente Parlamentar pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira. Particularmente o trabalho que resultou na apresentação da PEC 170 das Diretas Já do Judiciário, hoje abraçada pelo conjunto da magistratura. Dizer que a exemplo do que foi o grande movimento das Diretas Já, essa Emenda Constitucional representa um passo significativo, porque, de forma participativa, garante a democratização desse importante poder.

Nesta Casa, Senhor Presidente, também presenciei grandes embates, participei de sessões que mudaram a vida de milhões de pessoas, mudaram a vida da Nação.

Deixo aqui meu abraço e reconhecimento aos nobres colegas deputados federais, correligionários, enfim, todos aqueles que contribuíram com ideias e propostas nos debates constantes, para o aprimoramento de minha vida pública, com a crítica isenta e o apoio desinteressado de quem deseja tão somente o desenvolvimento de nosso país. Levo, daqui, a maior de todas as lições – a do respeito à vontade popular, que seguirá sendo o lema a guiar meus próximos passos.

Por isso que despeço-me, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, com a firme convicção de que se o dever não está plenamente cumprido, trabalhei pelo melhor. Termino meu ciclo como deputado federal com a satisfação que preenche a alma daqueles que se dedicam a servir. E o trabalho não finda, trilharei, agora, outros caminhos, no Senado Federal, mas sem perder a minha visão de fé e a convicção de que o Senhor Deus nunca nos abandona.

Muitas obras ainda faremos em prol desse povo que, assim como eu, luta e trabalha por um país onde as pessoas tenham melhores condições de vida!

Agradeço a Deus por todas as lutas, todas as oportunidades. Agradeço ao povo mato-grossense, à minha família, aos meus amigos, assessores, os servidores desta Casa, que sempre estiveram dispostos a me auxiliar em todos os momentos, à liderança do Partido da República e a todo o meu partido. Meu muito Obrigado!

Deixo esta casa com um misto de saudade e o sentimento de ter oferecido de mim o melhor que poderia, no esforço conjunto desenvolvido com todos os meus pares, para a construção de um Brasil mais justo e em que todos tenham participação eficaz.

É o que tinha a dizer.”

 





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Bruno Alves

    Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2014, 09h17
  • Paulo, há uma lista impressionante de obras e emendas destinadas aos municípios onde vivi - Rondonópolis, Cuiabá, Tangará da Serra, Barra do Garças. É fácil maldizer o trabalho de um parlamentar, alegar faltas (que inclusive provavelmente foram justificadas pela sua atuação no Estado), sem provar nada. Desde a Lei de Assistência Social às emendas pela duplicação e segurança das rodovias, meu deputado - e agora Senador - sempre se preocupou em trabalhar, de domingo a domingo, pelo povo de Mato Grosso. Nós temos muito o que comemorar com ele agora no Senado! Um abraço a você, Paulo, e espero que você possa, no futuro, ter um pouco mais de conhecimento sobre as obras desse ótimo parlamentar!
    0
    0



  • Paulo S?rgio

    Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014, 22h46
  • Após 24 anos sem ter apresentado nada significativo para MT e para o Brasil, o deputado chora na despedida. Possivelmente pela sua pífia e insignificante contribuição para o Estado. O vi uma única vez, como destaque no Congresso. Infelizmente como o mais faltoso. Faltou a 46% de todas as sessões.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet